27/04/2009

Alunos e ex-alunos estiveram no Chile realizando visita técnica

Viagem técnica – Santiago 2009

Entre os dias 16 e 21 de abril, trinta e um alunos e ex-alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo do FIAM-FAAM Centro Universitário estiveram no Chile realizando visita técnica acompanhados do Prof. Jairo Moris Ludmer e da Coordenadora do Curso Profa. Paula Katakura.

A atividade incluiu as cidades de Santiago, Valparaíso e Vina Del Mar. Nesta visita o grupo teve a oportunidade de conhecer o centro histórico da cidade de Santiago que reúne monumentos significativos do neoclássico difundido pelo arquiteto italiano Joaquim Toesca em finais do século dezoito. Poucos vestígios restaram das construções iniciais do século dezesseis por sua fragilidade ou em função da violência de alguns terremotos que destruíram muitas edificações. Além das edificações de diferentes períodos, puderam observar a organização urbanística das cidades visitadas. Santiago apresenta hoje soluções de alta qualidade arquitetônica e urbanística, de grande interesse para os arquitetos: ruas, praças, parques,equipamentos urbanos, conjuntos de edificações. Em Valparaíso os alunos conheceram a cidade portuária considerada pela Unesco patrimônio mundial desde 2003, com seus morros que invadem a costa, seus elevadores históricos e distribuição peculiar das construções. Em Viña Del Mar encontraram uma cidade litorânea, muito próxima de Valparaíso mas completamente diversa, convertida desde o século vinte em balneário voltado para a aristocracia da época. Com muita área verde, inúmeros hotéis e infra-estrutura voltada ao turismo, impressionou pela sua organização e sofisticação.

Foi também importante a visita realizada às instalações da Facultad de Arquitectura, Urbanismo y Paisage da Universidade Central do Chile onde foram recepcionados pela Decana Profa. Eliana Israel J. , pela Profa. Galit Navarro Bello, diretora de Escola de Arquitetura da Paisagem e pelo Prof. Walter Folch Garbarini, diretor da Escola de Arquitetura, que expôs o desenvolvimento da Universidade, do curso, o perfil dos alunos e o sistema de formação dos arquitetos e urbanistas no Chile. Desse contato surgiram algumas idéias para a organização de oficinas de projeto com duração de uma semana, com o intercâmbio de alunos da Facultad de Arquitectura, Urbanismo y Paisage da Universidad Central de Chile e o Curso de Arquitectura e Urbanismo do FIAM-FAAM Centro Universitário e que nos próximos meses deverão ser melhor detalhados.


Frente ao Teatro Municipal

Frente à Faculdade de Arquitetura,Urbanismo e Paisagem da Universidad Central de Chile

Grupo na Av. Alonso de Cordoba

Frente ao Edifício Consorcio

Frente ao Parque Bicentenário

Prof. Jairo Moris Ludmer, decana Profa. Eliana Israel e Profa. Paula Katakura


Página atualizada em 27/04/2009 às 16h08