12 de Março

Alunos de Gastronomia representarão FMU na etapa nacional do Laureate Culinary Cup

Chef Mara Lucia Pontes e alunos Gustavo Guimarães Vizentini e Lucas Ryu Nakaya, participantes do Laureate Culinary Cup

A cada dois anos, a Laureate organiza o Laureate Culinary Cup (LCC), uma competição mundial em que representantes de Gastronomia de todas as instituições da Rede são convidadas a participar. Dividida em duas Etapas: Nacional e Internacional, o evento que já está em sua 6º edição, tem como objetivo premiar os alunos e Instituições que desempenharem a melhor campanha.

Nesta edição, a FMU|FIAM-FAAM será representada na Etapa Nacional pelos alunos Gustavo Guimarães Vizentini e Lucas Ruy Nakaya, primeiro e segundo lugar da Copa Colativa 2017, respectivamente. Na função de tutora está a Chef Mara Lucia Pontes, professora de gastronomia da Instituição, atuante nas áreas de Confeitaria, Panificação e Gastronomia Molecular. Os alunos foram selecionados para representarem a Instituição pelo excelente destaque acadêmico e assiduidade, além de já estarem inseridos no mercado profissional e possuírem experiência prévia em concursos culinários.

Saiba como será o desafio

Este ano, a Etapa Nacional acontecerá na UniRitter, uma das instituições da Laureate no Brasil, em Porto Alegre. A dupla de alunos terá o desafio de elaborar um cardápio de 4 pratos obrigatórios: uma entrada quente, uma entrada fria, um prato principal e uma sobremesa. As duas duplas melhor colocadas serão classificadas para a Etapa Internacional, que ocorrerá em Santiago, no Chile, no começo de junho de 2018.

Conheça o perfil dos competidores:

Gustavo Guimarães Vizentini já trabalhou com o Chef Fabio Watanabe no Caqui Bistrô e participou da equipe brasileira do Bocuse d’Or, passando de auxiliar de cozinha à cozinheiro. Fez parte da equipe ganhadora do concurso Copa Colavita 2017 e participou juntamente com a Gastronomia da FMU do evento da Veja SP – Os melhores do ano. Atualmente em seu último semestre, o aluno trabalha no restaurante Tuju.

Lucas Ryu Nakaya trabalhou na Espaço Kazu, uma confeitaria de estilo japonês, e também iniciou a experiência na cozinha quente no Sanpo Izakaya. Atualmente, além de ser cozinheiro no Jiquitaia, trabalha na produção de eventos do Manioca. Participou das duas últimas edições do Copa Colativa realizadas em 2016 e 2017, quando conquistou o segundo lugar. Finaliza, agora no primeiro semestre de 2018 sua Graduação em Gastronomia na FMU.

Desejamos boa sorte aos nossos alunos. Vamos juntos torcer por eles!