30 de junho

Alunos de Direito realizam visitas técnicas a presídios

Estudantes da Graduação puderam conhecer a rotina da Penitenciária Feminina de Santana e o Presídio Militar Romão Gomes

No mês de abril os estudantes do curso de Direito da FMU participaram de visitas técnicas a presídios para o estudo das questões legais.

Nos dias 12 e 19 os alunos do 4º semestre visitaram a Penitenciária Feminina de Santana, no bairro do Carandiru, acompanhados pelo docente de Direito Penal, Prof. Paulo de Tarso Augusto Junior. No dia 12, o Prof. Fabio Gallinaro também participou da visita.

A Penitenciária é a maior unidade prisional feminina da América Latina e abriga cerca de 2.200 mulheres condenadas, principalmente, pelo crime de tráfico ilícito de entorpecentes. Na visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer grande parte do local, em especial, as oficinas de trabalho e as salas de aula para as reeducandas.

Também no dia 19, os discentes das turmas do 3º semestre puderam conhecer o Presídio Militar Romão Gomes, sob a supervisão do Prof. Edson Nalon Silva. No estabelecimento os militares estaduais cumprem penas provisórias e definitivas, em regime fechado e semiaberto.

Os visitantes foram recebidos pelo Tenente Coronel PM Clécio e acompanharam uma explanação sobre o funcionamento da unidade prisional, subordinação, legislação aplicada e a importância dada à recuperação do preso por meio de cursos e trabalhos.

O aluno do 3º semestre, Thiago Rodrigues Ribeiro Tuma comentou a experiência. “Foi diferente conhecer o lado humano de quem vive e trabalha lá dentro”. Já o estudante Luiz Gustavo Forlin ressaltou o conhecimento da rotina desses locais. “Surpreendente conhecer minimamente o cotidiano da penitenciária, a questão da reinserção, dos projetos de trabalho com as presas e a relação entre funcionárias e detentas”.