10/03/2008

A importância da saúde pública foi debatida em palestra do presidente do Albert Einsten na FMU

A importância da saúde pública foi debatida em palestra do presidente do Albert Einsten na FMU

O campus Saúde recebeu, na última quarta-feira, dia 5/3, o conceituado oftalmologista Prof. Dr. Cláudio Lottenberg para proferir palestra sobre "Saúde Pública: uma responsabilidade de todos nós". O médico é um grande especialista na área. Como presidente do Hospital Albert Einstein, por meio da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE), vem desenvolvendo parcerias nas esferas municipal, estadual e federal nas áreas da saúde e do desenvolvimento social.

A mesa foi composta pelo Prof. Dr. Roberto Moreira, diretor pedagógico da FMU – na ocasião representando a presidência -, que fez a apresentação do palestrante. Graduado em Medicina na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Dr. Cláudio Lottenberg é mestre e doutor em Oftalmologia. Professor colaborador do curso de mestrado profissionalizante em Oftalmologia da Unifesp, é autor de vários trabalhos médicos oftalmológicos e co-autor de quatro livros. Foi Secretário Municipal da Saúde na gestão do ex-prefeito e atual governador José Serra.

Na palestra, o Dr. Lottenberg fez um histórico da questão da saúde pública, desde sua herança histórica, com os hospícios católicos de caridade até o direito à saúde, estabelecido pela 1ª Conferência Internacional sobre Promoção de Saúde, em 1986, que determinou que: "A paz, a educação, a habitação, a alimentação, a renda, um ecossistema estável, a conservação dos recursos, a justiça social e a equidade são requisitos fundamentais para a saúde".

Da mesma forma, lembrou que o artigo 195 da Constituição Federal aprovada em 1988 determina que "A saúde é direito de todos e dever do Estado".

Entre outros temas de destaque, o oftalmologista relacionou a saúde pública com o desenvolvimento econômico das nações, abordando a questão principalmente sob o ponto de vista do Brasil. Esse tema é assunto de seu livro "A saúde brasileira pode dar certo: os caminhos para garantir um atendimento de qualidade, sustentável e acessível para toda a população".

Após a apresentação, o Dr. Lottenberg abriu espaço para perguntas dos alunos, que lotaram o Auditório Euryclides Zerbini. A aula foi dirigida aos estudantes das áreas ligadas à saúde da FMU, e contou ainda com a participação dos professores José Augusto Rossetto Júnior, coordenador do curso de Psicologia, e Célia Regina Gazotti Debessa, coordenadora do curso de Fisioterapia.


Página atualizada em 10/03/2008 às 10h19