23 de Março

Saúde pública: uma questão de gestão

Saúde pública: uma questão de gestão

O multiprofissional Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti abriu a programação da área da saúde no Ciclo de Palestras Acadêmico-Profissionais do Complexo Educacional FMU. Na manhã do dia 23, o médico, professor e político falou aos alunos sobre a questão da saúde no Brasil e no mundo, com foco nas mulheres.

"Considero de extrema importância essa oportunidade de refletir com a juventude, que irá exercer liderança na sociedade brasileira, sobre a melhor forma de mudar o cenário da saúde no Brasil, que precisa ser mudado", disse Pinotti, no início de seu discurso.

O médico fez um panorama da saúde pública e da privada, no Brasil e no mundo, e apontou para o fato de que, muitas vezes, o problema do acesso à saúde não está apenas relacionado à falta de recursos, mas a má gestão financeira. Para demonstrar isso aos alunos, Pinotti relatou uma série de iniciativas realizadas por ele enquanto gestor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e do Hospital Peróla Byington, como o programa de prevenção e tratamento do câncer de colo de útero.

O anfitrião, Prof. Dr. Arthur Roquete de Macedo, Presidente do Instituto Metropolitano da Saúde (IMS), agradeceu a apresentação do colega. "Pinotti abordou temas atuais e muito relevantes para nossos alunos, inclusive, ressaltando a importância dos profissionais ligados à saúde, que não os médicos", disse Roquete. Ele finalizou convidando os estudantes para as demais palestras que ocorrerão durante a semana. "Teremos diversas outras apresentações que irão colaborar com o desenvolvimento acadêmico profissional de nossos alunos", reforçou.



Acompanhe a programação da área da saúde no ciclo de palestras do Complexo Educacional FMU:



Dia: 24/03

Tema: Mentes Perigosas: O Psicopata Mora ao Lado
Conferencista: Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva
Local: Santo Amaro
Horário: 10h e às 19:30h

Dia: 25/03

Tema: Qualidade de Atendimento Médico: Problemas e Desafios
Conferencista: Dr. Raul Cutait
Local: Santo Amaro
Horário: 10h

Dia: 25/03

Tema: A Saúde Pública no Brasil: Condições para o Atendimento da População
Conferencista: Dr. Jorge Roberto Pagura
Local: Santo Amaro
Horário: 19h30

Dia 26/03

Tema: Prevenção da Transmissão Materno-Fetal da AIDS em Angola
Conferencista: Dr. David Uip
Local: Santo Amaro
Horário: 10h