7 de Abril

Professor Dr. João Gomes

Professor Dr. João Gomes, Coordenador dos cursos de Design e Editoração, tem importantes contribuições para a criação de uma biblioteca do design a partir da produção brasileira.

João Gomes Filho é designer industrial pela Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), mestre em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), professor e coordenador de Design do Produto e Design Gráfico em cursos de Graduação e Pós-Graduação e consultor em Design Industrial e Ergonomia.

      
GESTALT DO OBJETO
A comunicação, hoje, é feita e difundida pelos mais avançados meios tecnológicos, meios esses que nos expõem muitas vezes compulsoriamente a múltiplos elementos visuais. Diante dessa realidade, o aprendizado e a absorção de uma gramática da imagem tornam-se imprescindíveis à compreensão da forma de como se apresenta nossa cultura atual. No livro, de modo prático e didático, é apresentado um sistema de leitura visual da forma do objeto, fazendo uso de fundamentos científicos da Psicologia da Percepção da Escola Gestalt. Sua abrangência estende-se a todos os modos de manifestação visual encontrados em atividades como Design, Arquitetura, Publicidade, Artes Plásticas, Artes Gráficas, Fotografia, Moda e Configurações Ambientais, entre outras.

ERGONOMIA DO OBJETO
O autor reúne noções de leitura ergonômica de objetos e projeto nas áreas do design de produto, design ráfico, moda, ambiente, arquitetura e respectivas interfaces recíprocas. Ergonomia do objeto define e exemplifica este sistema técnico de leitura, que tem como objetivo adequar os objetos aos seres vivos, no que se refere à segurança, ao conforto e à eficácia no uso. São apresentados estudos sobre numerosos e diversificados produtos, fundamentados num sistema técnico de leitura inserido no que o autor convencionou denominar de “cultura ergonômica”.

DESIGN DO OBJETO
Tem como fundamento a rica experiência prática e didático-pedagógica de muitos anos do Prof. Dr. João Gomes Filho na área de design, pesquisando, lecionando em cursos de graduação e pós-graduação e atuando em empresas de grande porte. O livro define e conceitua as diversas especialidades e áreas de atuação do design na atualidade, como em design do produto, design gráfico, design de moda, design de ambientes, design conceitual, entre outros. Estrutura as bases conceituais do tema, numa metodologia original, pensada e organizada de modo a reunir e roteirizar os múltiplos conhecimentos identificados e relacionados, com o propósito de tornar mais eficaz a sua assimilação e conseqüente aplicação na busca de produto com excelência. De maneira sintética, o autor estabelece critérios, parâmetros, atributos e qualidades otimizantes, com o objetivo final de traduzir, tanto na concepção quanto na produção, objetos com padrão de excelência em termos funcionais, operacionais, ergonômicos, tecnológicos, estéticos, simbólicos, entre outras perspectivas.