5 de junho

Professor da pós-graduação lança o livro “Anna O. e Outras Novelas”.

Professor Ricardo Lísias lança livro de literatura

Considerado pela crítica especializada umas das revelações da literatura brasileira contemporânea, Ricardo Lísias, professor da pós-graduação em Tradução (Português/Inglês) do Centro Universitário FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), lança o livro “Anna O. e Outras Novelas” no dia 13 de junho de 2007, às 19h, no teatro da Livraria Cultura (Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2.073).

A obra reúne cinco novelas, estórias de capítulos curtos contados em narrativas, intituladas: Capuz, Corpo, Dos nervos, Diário de Viagem e Anna O.. Capuz, que abre o livro, é a história de um homem que foi seqüestrado e levado para um espaço exíguo, vivendo uma experiência angustiante e desesperadora. Diário de viagem vai nos colocar frente a um homem que viaja para Portugal à procura do túmulo do pai e que encontra, na Holanda, indícios de um outro homem, cuja sombra distante se colará à sua. Duas vidas em paralelos nada óbvios, numa construção que se verá repetir no livro de Lísias: dois personagens, duas histórias, cujas semelhanças e disparidades não ficam claras senão para o leitor que mergulha com decisão na psicologia que lhe é apresentada e no pano de fundo histórico, social e político que o escritor manipula com destreza.

E com esse paralelismo, com esse entrecruzar de pontos de vista duplos, entraremos também em Corpo, que nos remeterá ao interior de uma psicose, de uma Maria que possivelmente está num manicômio e é visitada por um homem cuja neurose é patente na indecisão em relação a certo relógio.

Em Anna O., um psiquiatra terá que cometer um ato vergonhoso, que o envolve numa questão política e social que interessa de perto aos que acompanham a história da América do Sul. Por fim, em Dos nervos, uma mulher sexualmente reprimida e sua mãe (pensa-se na tensa relação entre mãe e filha do filme A professora de piano, de Michael Haneke), terão suas pequenas vidas entrelaçadas à de um jogador de xadrez de uma Rússia que está perto de sua última grande mudança histórica.

O AUTOR

Nascido em 1975, em São Paulo (SP), Ricardo Lísias, graduado em Letras e mestre em teoria literária pela Unicamp, doutor em literatura brasileira pela USP e professor da pós-graduação em Tradução (Português/Inglês) do Centro Universitário FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) estreou em livro com a publicação de Cobertor de estrelas (romance, Rio de Janeiro, Rocco, 1999) – traduzido para o galego e o espanhol – e publicou as novelas Capuz (São Paulo, Hedra, 2001) e Dos nervos (São Paulo, Hedra, 2004). Classificado em terceiro lugar no Prêmio Portugal Telecom com seu romance Duas praças, publicado em 2005 pela Editora Globo, escreve ensaios críticos e resenhas literárias. Tradutor, entre seus trabalhos nesse campo destacam-se Oliver Twist, de Charles Dickens, e Flor do deserto, de Waris Dirie.