17 de Fevereiro

Prof. Marco Antonio Marques da Silva é homenageado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Professor Marco Antonio Marques da Silva, Doutor Honoris Causa da FMU,
é homenageado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Por ocasião do lançamento do livro “Tratado Luso-Brasileiro da Dignidade Humana”, realizado em janeiro no Auditório da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (Portugal), o Professor Doutor Marco Antonio Marques da Silva, Doutor Honoris Causa da FMU, recebeu a “Láurea de Reconhecimento” da Universidade de Lisboa, entregue Reitor António Sampaio da Nóvoa e a “Medalha de Honra” da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, das mãos do Presidente do Conselho Directivo, Prof. Dr. Eduardo Vera-Cruz Pinto e do Prof. Catedrático Jorge Miranda

O motivo da condecoração foi a atuação do prof. Marques da Silva em favor do ensino e empenho incansável na cooperação jurídica luso-brasileira. O Conselho Científico da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa aprovou as honrarias de forma unânime.

A obra que foi lançada se constitui numa cooperação luso-brasileira, tendo como tema central a Dignidade da Pessoa Humana, possuindo uma visão interdisciplinar, com variantes relativas aos direitos fundamentais.  O trabalho tem a participação de 102 juristas, sendo 80 brasileiros, incluindo o Prof. Dr. Paulo Hamilton, coordenador do Curso de Direito da FMU.

Na cerimônia, estiveram presentes, dentre outros, o Presidente e os dois Vice-Presidentes do Supremo Tribunal de Justiça Português, o Presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, o Embaixador do Brasil em Portugal, o Procurador-Geral da República Adjunto, o Reitor da Universidade de Lisboa, além do Diretor da Faculdade, Professores, Advogados, Juízes e demais personalidades.