3 de junho

Prof. Luiz Quel escreve sobre o Rally Metropolitano de Conhecimentos

Rally Metropolitano de Conhecimentos

Luiz Felipe Quel, Diretor do Departamento de Ciências Exatas e Gerenciais do Complexo Educacional FMU

Das muitas opções didáticas de envolvimento dos alunos em processos de verificação do aprendizado e avaliação de cursos, as metodologias que mais propiciam resultados efetivos são aquelas que constroem ambientes de competitividade.

Pensando nisso, o Departamento de Ciências Exatas e Gerenciais inicia, neste semestre, uma série de eventos denominada Rally Metropolitano de Conhecimentos, cujo grande objetivo é o de mensurar o resultado dos processos de ensino-aprendizagem nos cursos que compõem o departamento.

A primeira edição do Rally será dividida em dois eventos, sendo que o primeiro ocorrerá no dia 06 de junho e contará com a participação dos alunos ingressantes e concluintes do curso de Administração. O segundo evento, previsto para o dia 20, contará com a participação dos alunos dos cursos de Ciências Contábeis, Econômicas e Atuariais.

O Rally Metropolitano de Conhecimentos é uma atividade que envolve identificação das competências definidas nos perfis de egressos dos cursos e a maneira como elas foram e estão sendo efetivamente construídas no decorrer do curso.

Nos eventos são utilizadas como parâmetros de avaliação a mensuração de conhecimentos, as habilidades e as atitudes, sendo que o conjunto desses três fatores aplicados a problemas de ordem conceitual, lógica e de relacionamento interpessoal define resultados em ambiente competitivo.

O ranking final dos eventos será divulgado amplamente pelo Complexo Educacional FMU, e os primeiros colocados em pontuação receberão troféus, medalhas e cômputo de horas de atividades complementares.

A diretoria do Departamento de Ciências Exatas e Gerenciais e coordenações envolvidas acreditam no sucesso da metodologia e a tornarão evento de calendário anual.

Estamos com mais de 100 equipes inscritas, o que envolve mais de 500 alunos, só na 1ª. edição. No segundo semestre de 2009, os cursos de Ciência da Computação, Engenharias e Tecnologias serão também convidados a participar do Rally.

Participem!

Prof. Luiz Felipe Quel
Diretoria de Ciências Exatas e Gerenciais