4 de novembro

Prof. Dr. João Maurício Adeodato recebe título de Doutor Honoris Causa do Complexo Educacional FMU

Prof. Dr. João Maurício Adeodato recebe título de Doutor Honoris Causa
do Complexo Educacional FMU


Prof. Dr. João Maurício Adeodato e
Prof. Edevaldo Alves da Silva,
presidente do Complexo
Educacional FMU

O Prof. Edevaldo Alves da Silva, presidente do Complexo Educacional FMU, entregou, na manhã do dia 4 de novembro, o título de Doutor Honoris Causa ao Prof. Dr. João Maurício Adeodato pela sua vasta contribuição nas pesquisas relacionadas à prática do direito no País.

“É o maior título que recebi. Estou muito honrado pela láurea outorgada pela FMU, uma instituição pela qual alimento um enorme carinho e respeito”, disse Adeodato. “Lembro quando ingressei na FMU para atuar no Projeto de Mestrado do Direito, e hoje retorno à casa e fico feliz em rever grandes amigos”, complementou.

Adeodato tem uma vasta carreira acadêmica e é considerado um dos expoentes do direito no País. É graduado pela Faculdade de Direito do Recife (1977), mestre (1980) e doutor (1986) pela Faculdade de Direito da USP e pós-doutor pela  Universidade de Mainz, pela Fundação Alexander von Humboldt (1988-1989). Fez outros pós-doutorados de curta duração (estágios pós-doutorais de dois a quatro meses) como professor convidado nas Universidades de Mainz (1991), Freiburg-im-Breisgau (1995) e Heidelberg (2000, 2003 e 2009).

A reitora da FMU, Dra. Labibi Elias Alves da Siva, abriu a solenidade de entrega do título e ressaltou a importância da trajetória acadêmica de Adeodato, dentro e fora da FMU. “É com  justeza que a FMU concede o título de Doutor Honoris Causa ao eminente professor”, afirmou.

O Prof. Paulo Hamilton, diretor da Faculdade de Direito da FMU, disse, em seu discurso, que Adeodato é o professor dos professores. “O Prof. João Maurício Adeodato é orientador de nossos professores e, nesse sentido, podemos afirmar sem medo de errar que é o professor dos professores”, comentou. “Se não fosse por sua dedicação, muitos professores aqui presentes não estariam exercendo suas atividades docentes no Mestrado”, emendou.

Pingue-Pongue


Em entrevista exclusiva ao site da FMU, o Prof. Dr. João Maurício Adeodato falou sobre as perspectivas do direito. Confira

Na sua visão, quais são os maiores desafios do direito no mundo?
“Certamente, é cumprir as promessas feitas no século 17, de prover liberdade, igualdade e fraternidade, ainda pendentes na vida em sociedade. Pelo instinto, o ser humano nunca atingirá tal patamar. Só por meio do direito é que temos condições de vivenciar tais ideologias.”

E como o senhor vê o ensino do direito na academia?
“Com algumas exceções, o ensino do direito nas faculdades e universidades ainda vai mal. Isso quando pensamos na graduação. Reputo à falta de qualidade a proliferação desenfreada de cursos, sem qualquer cuidado ou critério. Por outro lado, a pós-graduação nessa área é algo que surpreende pela qualidade dos professores, pesquisadores e de seus respectivos trabalhos.”