Especialização em Saúde Coletiva com Ênfase em Estratégia na Saúde da Família

Duração

12 meses + TCC

Início das aulas

03/03/2018

Horário

Valor do curso

15 x R$ 572.00

Aproveite a condição especial

Escolha uma das opções para visualizar:

Sobre o curso

Oferecer subsídios para o profissional compreender a Estratégia Saúde da Família (ESF) como modelo de assistência para a reorganização da atenção básica e a atuação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) para consolidação da Atenção Básica no Brasil. Qualificar as competências para o trabalho em equipe multiprofissional na Atenção Básica, tornando-o apto para a promoção à saúde do indivíduo, família e comunidade.

Para quem o curso é destinado?

Graduados em medicina, enfermagem, serviço social, educação física, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, terapia ocupacional, veterinária e arte e educação (arte educador).

Disciplinas

• Políticas públicas de saúde no brasil: modelos de atenção à saúde
• Estratégia saúde da família e núcleo de apoio à saúde da família
• Epidemiologia e bioestatística
• Vigilância em saúde
• Políticas de atenção integral à saúde I
• Políticas de atenção integral à saúde II
• Planejamento e gestão em saúde
• Práticas orientadas
• Metodologia da pesquisa científica e didática no ensino superior (EAD)
• Trabalho de conclusão de curso (semipresencial)
• Práticas Orientadas

Habilidades adquiridas através do curso

• Atuar na Atenção Básica, possibilitando o atendimento compartilhado entre profissionais, permitindo a construção conjunta de projetos terapêuticos ampliados e qualificados na rede de saúde do território, melhorando a qualidade de saúde da coletividade. Promover práticas de atendimento humanizado, com atenção as especificidades de cada paciente. Pensar e refletir políticas públicas de saúde, refletindo as possibilidades de atuação e intervenção.

Mercado

A Estratégia Saúde da Família (ESF) foi definida pelo Ministério da Saúde como o modelo assistencial para a reorganização da Atenção Básica. Em 2008 foi criado o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que são equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada, apoiando os profissionais das Equipes Saúde da Família, compartilhando as práticas e saberes em saúde nos territórios sob responsabilidade destas equipes. Atualmente, 95% dos municípios estão cobertos por equipes de saúde da família e o número de NASF vem aumentando nos últimos anos. Diante desta realidade, torna-se necessário a formação de profissionais especializados e qualificados para atuarem nesta área.

Diferenciais do curso na FMU

Fornece aos profissionais subsídios teóricos para a prática de suas atividades na comunidade com diferentes públicos, contextos e populações.

Capacitará o especializando na atenção de qualidade na Estratégia Saúde da Família de acordo com os valores e princípios preconizados pelo Ministério da Saúde, integrando o cuidado multidisciplinar de forma ética e reflexiva.

Coordenação

Coord. Profa. Ms. Lucienne Dalla Bernardina

Possui Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP) e Mestrado em Enfermagem pela Escola Paulista de Enfermagem (UNIFESP). Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós- Graduação do Departamento de Enfermagem da Escola de Medicina de Botucatu (UNESP) na área de Cuidado em Saúde e Gestão de Sistemas. Atua como Coordenadora da área de Enfermagem dos cursos de especialização do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e docente dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem nas especialidades de Terapia Intensiva, Urgência/Emergência e Cardiologia. É avaliadora da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde do Ministério da Educação (MEC).

ONDE ESTUDAR

loading

Informe seu CEP:

Veja todos os Campus
b2aa84e72f6b528978f8756576a7fe41)))))))))))))))))))))))))))))))