Especialização em Gestão de Segurança do Trabalho

Duração

12 meses + TCC

Início das aulas

03/03/2018

Horário

Valor do curso

15 x R$ 535.00

Aproveite a condição especial

Escolha uma das opções para visualizar:

Sobre o curso

O profissional que se especializa na área de Gestão em Segurança do Trabalho estará capacitado para promover, prevenir e preservar a integridade física e a saúde dos trabalhadores, bem como mitigar os riscos ao meio ambiente, fundamentados nas normas e nos modelos de gestão adotados pelas organizações: ISO 9000, ISO 14000, OSHA 18000, Normas Regulamentadoras, SISTEMA OIT E SA 8000/NBR-16001, Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho e Meio Ambiente. A especialização Lato Sensu em Gestão de Segurança do Trabalho é o mais novo curso da área do Complexo Educacional FMU e foi criada para atender a crescente demanda de conhecimento para profissionais que não são engenheiros ou arquitetos.

Para quem o curso é destinado?

Portadores de diploma ou de certificado de cursos superiores, em qualquer área do conhecimento, que buscam o desenvolvimento profissional na área de Segurança do Trabalho.

Disciplinas

• Gestão Aplicada à Segurança do Trabalho
• Higiene do Trabalho I
• Higiene do Trabalho 2
• Ergonomia
• Prevenção e Combate a Incêndio
• Gerência de Riscos
• Doenças Ocupacionais
• Programas Aplicados à Segurança do Trabalho
• Metodologia da Pesquisa Científica e Didática do Ensino Superior (EAD)
• Trabalho de Conclusão de Curso (Semipresencial)

Habilidades adquiridas através do curso

• Supervisão e coordenação dos serviços de Segurança do Trabalho.
• Estudo das condições de segurança dos locais de trabalho com vistas, especialmente, aos problemas de controle de riscos.
• Análise dos riscos, acidentes e falhas, investigação das causas, proposição de medidas preventivas e corretivas e orientação dos trabalhos estatísticos, inclusive com respeito aos custos.
• Proposição de políticas, programas, normas e regulamentos de Segurança do Trabalho e zelo pela sua observância. – Inspeção dos locais de trabalho quanto aos aspectos relacionados com Segurança do Trabalho.

Mercado

O curso propicia ao egresso a atuação nos segmentos da construção civil, da indústria de transformação e de serviços. Ele poderá atuar também como consultor no desenvolvimento de procedimentos operacionais e suporte a projetos. A especialização é dimensionada para ministrar conceitos de Segurança do Trabalho para alunos formados em todas as áreas do conhecimento e que desejam se aprofundar nesse setor. Ela foi criada para atender a uma demanda de mercado de profissionais que não podem cursar a especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho por não serem, justamente, engenheiros ou arquitetos.

Diferenciais do curso na FMU

Professores orientados pela visão aplicada dos conteúdos previstos e altamente qualificados e reconhecidos no mercado de trabalho.

Possui a disciplina de Didática no Ensino Superior que qualifica o aluno para a docência em faculdades e universidades.

Duração prevista de um ano letivo, com a possibilidade de aproveitamento de disciplinas para a conquista de uma segunda especialização em curto prazo adicional. Isso significa a economia de tempo e a valorização do seu investimento.

Coordenação

Coord. Prof. Fernando Duque Barros

Atua há mais de 20 anos como engenheiro industrial e docente nas áreas de Química e de Segurança do Trabalho. Realiza projetos nas áreas de Petroquímica, Logística Industrial, Química Industrial, Química Fina e Segurança do Trabalho. Graduado em Engenharia Química Industrial pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) (1993). Especialista Lato Sensu em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap) (1995); Especialista Lato Sensu em Programa Especial de Formação Pedagógica de Professores de Química pelas Faculdades Oswaldo Cruz (2001); Especialista Lato Sensu em Gestão Escolar pela Faculdade Bandeirantes (Faban) (2011); Especialista Lato Sensu e em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Mogi das Cruzes (UMC) (2013). Mestre em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Escola de Engenharia Mauá (2007).

ONDE ESTUDAR

loading

Informe seu CEP:

Veja todos os Campus
f68da78a259ac715ff36b4bed4bebd5c______________________________