Especialização em Gerontologia

Duração

12 meses + TCC

Início das aulas

03/03/2018

Horário

Valor do curso

15 x R$ 535.00

Aproveite a condição especial

Escolha uma das opções para visualizar:

Sobre o curso

O curso de Pós-Graduação em Gerontologia foi criado para um público multidisciplinar da Área da saúde envolvido com a assistência, o acolhimento, a pesquisa e o ensino sobre a velhice, envelhecimento e idosos. Proporciona uma formação científica, teórico-prática referente aos processos do envelhecimento e longevidade, bem como aos processos de prevenção. O objetivo é formar profissionais com uma maior experiência para atuar na assistência, formar docentes e pesquisadores capacitados. Proporciona condições que viabilizem o aprimoramento da assistência nos aspectos psicossociais do envelhecimento e politicas de saúde do idoso no Brasil.

Para quem o curso é destinado?

Profissionais Graduados: Enfermeiros, Fisioterapeutas, Nutricionistas, Educadores Físicos, Psicólogos e Assistentes Sociais.

Disciplinas

• Aspectos ético-legais e psicossociais do envelhecimento
• Políticas de saúde do idoso no brasil
• Alterações fisiológicas no processo do envelhecimento
• Multidisciplinariedade na avaliação dos riscos que acometem os idosos
• Multidisciplinariedade no cuidado ao idoso em desequilibrios multissistêmicos
• Multidisciplinariedade na reabilitação e promoção a saúde do idoso
• Gestão de qualidade em serviços de atendimento ao idoso
• Multidisciplinariedade no cuidado paliativo ao idoso
• Metodologia da pesquisa científica e didática no ensino superior (EAD)
• Trabalho de conclusão de curso (semipresencial)

Habilidades adquiridas através do curso

• Proporcionar aos discentes do curso oportunidades para desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para atender as demandas de saúde do idoso e das famílias, bem como a execução e continuidade das transformações das práticas de saúde implantadas pela Estratégia de Saúde do Idoso no âmbito público e privado;
• Oportunizar aos participantes uma formação profissional técnica, ética e humanística, objetivando a promoção da saúde e a prevenção de agravos através da assistência, ensino e pesquisa, integrados a coletividade e a instituições afins
• Capacitar os participantes a aplicação concreta de uma nova prática de trabalho em saúde nos diversos contextos institucionais e sociais, individual e coletivamente, de forma integral e humanizada; Proporcionar aos especializandos vivências com gestores de saúde da rede pública e privada visando o desenvolvimento/aperfeiçoamento de habilidades e atitudes requeridas ao exercício profissional.

Mercado

Proporcionar ao profissional da saúde conhecimento para articular-se de forma ética e no âmbito das suas atribuições, com o idoso, com a equipe multiprofissional e interdisciplinar, oferecendo subsídios para a qualidade da assistência ao idoso nas diferentes modalidades de atenção a saúde, envolvendo as alterações psicossociais mais prevalentes, com enfoque em fundamentos da atenção em gerontologia – características da população idosa, política nacional do idoso, conceitos básicos de enfermagem em gerontologia e teorias do envelhecimento, considerando a dinâmica do envelhecimento.

Diferenciais do curso na FMU

Fornecer aos profissionais subsídios teóricos para o cotidiano de suas atividades na população idosa.

Capacitar o especializando na atenção de qualidade na Estratégia Saúde do Idoso de acordo com os valores e princípios preconizados pelo Ministério da Saúde, integrando o cuidado multidisciplinar de forma ética e reflexiva.

O curso de Especialização Multiprofissional em Gerontologia visa garantir sólida formação aos profissionais da saúde, permitir o desenvolvimento das competências com vistas à melhoria da qualidade da assistência prestada à população.

Visualiza-se que esta formação possibilite aos futuros especialistas enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições do exercício profissional.

Coordenação

Coord. Profa. Ms. Lucienne Dalla Bernardina

Possui Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP) e Mestrado em Enfermagem pela Escola Paulista de Enfermagem (UNIFESP). Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós- Graduação do Departamento de Enfermagem da Escola de Medicina de Botucatu (UNESP) na área de Cuidado em Saúde e Gestão de Sistemas. Atua como Coordenadora da área de Enfermagem dos cursos de especialização do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e docente dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem nas especialidades de Terapia Intensiva, Urgência/Emergência e Cardiologia. É avaliadora da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde do Ministério da Educação (MEC).

ONDE ESTUDAR

loading

Informe seu CEP:

Veja todos os Campus
df4c84c03156526d350124d0a89099abZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ