Especialização em Segurança do Paciente

Duração

12 meses + TCC

Início das aulas

06/03/2018

Horário

Valor do curso

15 x R$ 535.00

Aproveite a condição especial

Escolha uma das opções para visualizar:

Sobre o curso

O curso visa desenvolver competências, habilidades e atitudes sobre questões relativas à segurança do paciente nos serviços de saúde, uma vez que estas são requisitos básicos para atuação qualificada capaz de diagnosticar e intervir nos processos e modelos de gestão e de cuidar em saúde.
Para alcance desse objetivo serão ofertadas bases curriculares baseadas em evidências científicas, que contemplem o uso de ferramentas tecnológicas, comunicacionais e de qualidade capazes de criar oportunidades voltadas e engajadas para mudanças na prática de cuidados seguros.

Para quem o curso é destinado:

Profissionais de Nível Superior que atuam ou desejam atuar na área de saúde como Técnicos, Consultores ou Gestores dos riscos e da Segurança do Paciente.

Disciplinas

• Aspectos conceituais em Segurança do Paciente
• Gestão e Avaliação dos Riscos Não Clínicos
• Gestão e Avaliação dos Riscos nos Serviços de Nutrição e Farmácia
• Gestão e Avaliação dos Riscos nas Cirurgias
• Gestão e Avaliação dos Riscos nos Serviços Diagnósticos e Terapêuticos
• Gestão e Avaliação dos Riscos nos Serviços de Enfermagem e de Controle de Infecção
• Gestão de qualidade
• Direito trabalhista e Ética profissional
• Metodologia da Pesquisa Científica e Didática do Ensino Superior (EAD)
• Trabalho de Conclusão de Curso (Semipresencial)

Habilidades adquiridas através do curso:

• Ter condições de auditagem, elaboração de projetos, implantação e controle de atividades de qualidade total em organizações de saúde.
• Qualificação para a busca de certificação de organizações de saúde.
• Utilizar métodos de utilização das ferramentas da gestão pela qualidade.

Mercado

Necessidade de atender e apoiar ações oriundas da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde do Brasil frente à gestão e avaliação de riscos para segurança do paciente. Acrescenta-se, a relevância de ampliar ações e condições no que tange à prevenção, detecção, monitoramento, acompanhamento e avaliação de danos causados aos pacientes pelo processo de cuidar/cuidado de saúde. A gestão dos serviços de saúde espera do profissional lá inserido a realização de atividades voltadas para além da promoção de uma cultura organizacional valorativa da qualidade e segurança da assistência, mas também, que sejam traduzidas em melhoria dos resultados para os envolvidos, ou seja, paciente, profissionais e gestores.

Diferenciais do curso na FMU

A proposta do curso privilegia a formação do especialista com o perfil de ser capaz de reconhecer os condicionantes sócio-políticos, culturais e econômicos do processo saúde-doença e as correlações com a segurança do paciente.

Formar profissionais para atuar na gestão da qualidade e gestão de riscos assistenciais e segurança do paciente em organizações de saúde.

Coordenação

Coord. Profa. Ms. Lucienne Dalla Bernardina

Possui Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP) e Mestrado em Enfermagem pela Escola Paulista de Enfermagem (UNIFESP). Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós- Graduação do Departamento de Enfermagem da Escola de Medicina de Botucatu (UNESP) na área de Cuidado em Saúde e Gestão de Sistemas. Atua como Coordenadora da área de Enfermagem dos cursos de especialização do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e docente dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem nas especialidades de Terapia Intensiva, Urgência/Emergência e Cardiologia. É avaliadora da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde do Ministério da Educação (MEC).

ONDE ESTUDAR

loading

Informe seu CEP:

Veja todos os Campus
d4e645ff462d306165322bb4f4ee9575;;;;;;;;;;;;;;