Especialização em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental

Duração

12 meses + TCC

Início das aulas

20/08/2018


Horário

Valor do curso

15 x R$ 535,00

Sobre o curso

O Curso de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental visa identificar as necessidades do paciente portador de transtorno mental e atuar no processo do adoecimento da família; sistematizar a assistência de enfermagem psiquiátrica; exercendo competência nas intervenções biopsicossociais; com ênfase nas dinâmicas das relações em grupo.

Para quem o curso é destinado

Enfermeiros graduados com registro no Conselho Regional de Enfermagem (COREN) ou com comprovação de encaminhamento do registro.

Disciplinas

  • Semiologia e Enfermagem Psiquiátrica
  • Intervenções Biopsicossociais
  • Políticas Públicas em Saúde Mental
  • Emergências Psiquiátricas
  • Indivíduo, família e Relacionamento Terapêutico
  • Transtorno da Sexualidade
  • Psiquiatria Forense e Ética Profissional
  • Práticas de Grupo Operativo e Visita Técnica
  • Metodologia da Pesquisa Científica e Didática do Ensino Superior (EAD)
  • Trabalho de Conclusão de Curso (Semi – Presencial)

Habilidades Adquiridas

• Capacidade para atuar na coordenação de grupos operativos com portadores de transtornos mentais, familiares e profissionais de saúde.
• Preparação para desenvolver o relacionamento terapêutico enfermeiro/paciente, contribuindo para intervir nos momentos de crise.
• Competência para desenvolver o exame psíquico e assistir o portador de transtorno mental nos mais diversos diagnósticos psiquiátricos.

Mercado

O curso oportuniza situações facilitadoras do desenvolvimento e aprimoramento de habilidades, atitudes e competências assistenciais, gerenciais, e educativas, no âmbito da assistência a pessoas em sofrimento psíquico e seus familiares, em instituições de saúde, necessárias ao exercício profissional. A Enfermagem Psiquiátrica e em Saúde Mental permite ao Enfermeiro atuar em diversas áreas do conhecimento a partir da identificação da pessoa em crise.

Diferenciais do curso na FMU

Prepara o aluno para aplicar o relacionamento terapêutico em seu ambiente de trabalho para ajudar as pessoas em sofrimento psíquico em qualquer tipo de especialidade.

Proporciona a oportunidade de praticar os conhecimentos adquiridos com base em situações reais do cotidiano da vida pessoal e profissional, bem como, praticar o grupo operativo no ambiente de trabalho.

Coordenação

Profa. Ms. Angela Maria Lima Santos

Enfermeira. Especialista em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica – Universidade Federal Paulista (Unifesp) -1999. Mestre em Educação, Arte e História da Cultura – Univ. Presbiteriana Mackenzie (2002). Graduada em enfermagem – Fuldade Dom Domenico (1982). Atualmente doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura – Univ. Presbiteriana Mackenzie (2017). Trabalha como docente do curso de graduação e pós-graduação em Enfermagem na FMU (2002-2005). Autora de capítulos no livro “ Psiquiatria para Enfermagem, ed. Rideel, 2012. Autora de artigos publicados em revista científica de enfermagem. Orientadora de trabalho de conclusão de curso e iniciação científica com participação no Conic. Membro do grupo de pesquisa sobre o processo de morte e morrer. Participação no compartilhe docência.

Enviar Mensagem