Especialização em Enfermagem em Pediatria e UTI Pediátrica

Duração

12 meses + TCC

Início das aulas

05/03/2018

Horário

Valor do curso

15 x R$ 535.00

Aproveite a condição especial

Escolha uma das opções para visualizar:

Sobre o curso

O curso de Enfermagem Pediátrica capacita o enfermeiro para assistir a criança, o adolescente e a família nos diferentes ambientes de cuidado à saúde. A especialização proporciona a oportunidade de ampliar os conhecimentos na área de cuidados intensivos a pacientes pediátricos, visando ao exercício competente das atividades profissionais.
Essa formação destaca a atuação do enfermeiro na utilização de recursos tecnológicos para a qualificação do cuidar e de subsídios para o gerenciamento da assistência de Enfermagem, objetivando a realização de mudanças impactantes nos serviços prestados.

Para quem o curso é destinado?

Enfermeiros graduados com registro no Conselho Regional de Enfermagem (COREN) ou com comprovação de encaminhamento do registro.

Disciplinas

• Aspectos Bioéticos Legais e Segurança do Paciente
• Gestão de Recursos e Qualidade na Enfermagem
• Avaliação Bioquímica e Hematológica nos Desequilíbrios Multissistêmicos
• Avaliação Clínica e Cuidados Críticos em Desequilíbrios da Oxigenação
• Avaliação Clínica e Cirúrgica no Sistema Cardiovascular
• Eletrofisiologia Cardíaca, Avaliação e Intervenções Tecnológicas nas Urgências e Emergências Cardiológicas
• Intervenções Clínicas e Cirúrgicas nos Desequilíbrios Multissistêmicos Pediátricos
• Intervenções de Enfermagem em Urgências e Emergências Pediátricas
• Metodologia da Pesquisa Científica e Didática do Ensino Superior (EAD)
• Trabalho de Conclusão de Curso (Semipresencial)
• Estágio Supervisionado em Pediatria

Habilidades adquiridas através do curso

• Comprometimento com as políticas e práticas de saúde, principalmente com o modelo centrado na criança/adolescente e na família.
• Análise crítica dos modelos político-assistenciais, das práticas de saúde vigentes e das novas tendências – Responsabilidade no gerenciamento dos recursos humanos, materiais, físicos, ambientais e financeiros.
• Atuação competente com habilidades e atitudes interpessoais, responsabilidade social e política que gere ações resolutivas em prol da promoção de saúde, prevenção de agravos, reabilitação e acompanhamento da população infanto-juvenil.
• Identificação dos problemas prioritários à saúde da criança/adolescente e da família nas diversas fases de desenvolvimento, bem como a busca por soluções criativas e cientificamente respaldadas para resolução deles.
• Participação em atividades de investigação científica com apropriação e reelaboração de conhecimentos de Enfermagem que favoreçam o desenvolvimento da prática profissional.
• Aplicação concreta de uma nova prática de trabalho em Saúde nos diversos contextos institucionais e sociais, individual e coletivamente, de forma integral e humanizada.
• Realização de ações de educação em Saúde e no ensino formal da Enfermagem.

Mercado

O mercado de trabalho para os profissionais da área é imenso dadas as especificidades do atendimento infantojuvenil que requer uma especialização sem que haja contingente de enfermeiros especialistas suficiente para atender às demandas da população.

Diferenciais do curso na FMU

Conta com o Estágio Supervisionado, orientando os alunos para a prática do ofício. A realização dele em hospitais proporciona aos estudantes oportunidades de aprendizado em situações reais de trabalho.

Professores orientados pela visão aplicada dos conteúdos previstos e altamente qualificados e reconhecidos no mercado de trabalho.

Duração prevista de um ano e meio (18 meses), com a possibilidade de aproveitamento de disciplinas para a conquista de uma segunda especialização em curto prazo adicional. Isso significa a economia de tempo e a valorização do seu investimento.

Possui a disciplina de Didática no Ensino Superior que qualifica o aluno para a docência em faculdades e universidades.

Coordenação

Coord. Profa. Ms. Lucienne Dalla Bernardina

Possui Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP) e Mestrado em Enfermagem pela Escola Paulista de Enfermagem (UNIFESP). Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós- Graduação do Departamento de Enfermagem da Escola de Medicina de Botucatu (UNESP) na área de Cuidado em Saúde e Gestão de Sistemas. Atua como Coordenadora da área de Enfermagem dos cursos de especialização do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e docente dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem nas especialidades de Terapia Intensiva, Urgência/Emergência e Cardiologia. É avaliadora da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde do Ministério da Educação (MEC).

ONDE ESTUDAR

loading

Informe seu CEP:

Veja todos os Campus
c18c7480fd0a517441b1db28c1134b8f:::::::::::::::::::::