Especialização em Enfermagem Obstétrica Aplicada

Duração

18 meses + TCC

Início das aulas

06/03/2018

Horário

Valor do curso

18 x R$ 855.00

Aproveite a condição especial

Escolha uma das opções para visualizar:

Sobre o curso

O Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica Aplicada, tem como objetivo formar o enfermeiro especialista na área de assistência à mulher, recém-nascido e família no ciclo gravídico-puerperal, pautada em um modelo humanista, com consciência crítica e reflexiva, dotado de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao exercício profissional nesta área, com vistas à promoção, prevenção, proteção e recuperação da saúde.

Para quem o curso é destinado?

Enfermeiros graduados com registro no Conselho Regional de Enfermagem (COREN) ou com comprovação de encaminhamento do registro.

Disciplinas

• Aspectos Morfológicos em Enfermagem Obstétrica
• Saúde Reprodutiva e Materna
• Semiologia Obstétrica
• Enfermagem no Cuidado Pré-natal
• Enfermagem nas Gestações de Alto Risco e Emergências Obstétricas
• Enfermagem no Ciclo Gravídico-Puerperal
• Enfermagem Neonatal
• Gestão de Recursos, Qualidade e Segurança no Processo de Enfermagem Obstétrica
• Metodologia da Pesquisa Científica e Didática no Ensino Superior (EAD)
• Trabalho de Conclusão de Curso (Semipresencial)
• Estágio em Enfermagem Obstétrica

Habilidades adquiridas através do curso

• Assistência à mulher nas fases de pré-concepção, gestação, parto, puerpério e interconcepção, centrada na família e na comunidade;
• Capacita para assistência pré-natal nas gestações de baixo risco comprometido com a promoção da saúde;
• Capacita o enfermeiro especializando para realização do parto normal envolvido com a proposta de humanização do nascimento;
• Prepara o especializando para a assistência imediata ao recém-nascido na sala de parto compreendendo o processo biopsicossocial do nascer;
• Instrumentaliza para realização de ações de educação em saúde no âmbito da assistência obstétrica e no ensino formal da enfermagem.
• Prepara o enfermeiro para assistência ao binômio mãe-filho no sistema de alojamento conjunto, promovendo o processo do autocuidado, além de fornecer subsídios para o gerenciamento da prática obstétrica e para o gerenciamento das unidades de assistência obstétrica, visando a realização de mudanças impactantes nos serviços prestados.

Mercado

Proporcionar aos enfermeiros especializados o conhecimento necessário para a assistência à mulher nas fases de pré-concepção, gestação, parto, puerpério e interconcepção, centrada na família e na comunidade; capacitar para assistência pré-natal nas gestações de baixo risco comprometido com a promoção da saúde; capacitar o enfermeiro especializando para realização do parto normal envolvido com a proposta de humanização do nascimento; preparar o especializando para a assistência imediata ao recém-nascido na sala de parto compreendendo o processo biopsicossocial do nascer; instrumentalizar para a realização de ações de educação em saúde no âmbito da assistência obstétrica e no ensino formal da enfermagem. Preparar o enfermeiro para assistência ao binômio mãe-filho no sistema de alojamento conjunto, promovendo o processo do autocuidado, além de subsídios para o gerenciamento da prática obstétrica e para o gerenciamento das unidades de assistência obstétrica, visando à realização de mudanças impactantes nos serviços prestados.

Diferenciais do curso na FMU

A proposta do curso privilegia a formação do enfermeiro especialista com o perfil de ser capaz de reconhecer os condicionantes sócio-políticos, culturais e econômicos do processo saúde-doença e as correlações com o perfil epidemiológico e o quadro sanitário do país, estado ou região, comprometendo-se com a problemática de assistência à saúde da mulher.

Conta com o Estágio Supervisionado, orientando os alunos para a prática, sendo este realizado em hospitais que proporcionam aos estudantes oportunidades de aprendizado em situações reais de trabalho.

Capacitado à realização do cuidado de enfermagem à mulher no ciclo gravídico-puerperal, centrado na família e comunidade responsabilizando-se pela qualidade de suas ações.

Conta com 200 horas de estágio aplicado na área de Obstetrícia, habilitando o concluinte como Enfermeiro Obstetra.

Coordenação

Coord. Profa. Ms. Lucienne Dalla Bernardina

Possui Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP) e Mestrado em Enfermagem pela Escola Paulista de Enfermagem (UNIFESP). Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós- Graduação do Departamento de Enfermagem da Escola de Medicina de Botucatu (UNESP) na área de Cuidado em Saúde e Gestão de Sistemas. Atua como Coordenadora da área de Enfermagem dos cursos de especialização do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e docente dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem nas especialidades de Terapia Intensiva, Urgência/Emergência e Cardiologia. É avaliadora da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde do Ministério da Educação (MEC).

ONDE ESTUDAR

loading

Informe seu CEP:

Veja todos os Campus
ba7079ee15a51a2c4fb4f2dde0e75a8fuuuuu