Especialização em Cuidados Paliativos e Tanatologia

Duração

12 meses + TCC

Início das aulas

03/03/2018

Horário

Valor do curso

15 x R$ 535.00

Aproveite a condição especial

Escolha uma das opções para visualizar:

Sobre o curso

Discutir e refletir sobre novas perspectivas para lidar com as perdas, a separação, com a morte, o morrer, suicídio, cuidados paliativos, comunicação de notícias difíceis, urgência e emergência em crises e catástrofe naturais, processo de luto, trauma, finitude, espiritualidade e educação para vida e para morte.

Para quem o curso é destinado?

Psicólogos, Enfermeiros, Médicos, Fisioterapeutas, Farmacêuticos, Biomédicos, Educadores Físicos, Nutricionistas.

Disciplinas

• Princípios e filosofia dos Cuidados Paliativos no Sistema de Saúde
• Aspectos Legais/ bioética e terminalidade
• Comunicando notícias difíceis
• Representação e medo da morte – Processo de luto
• A realidade institucional – Despersonalização do paciente
• Cuidando do Cuidador
• Suporte espiritual e à família
• Trabalho em equipe: papéis, responsabilidades, liderança e sistemas de comunicação.
• METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR (EAD)
• TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (SEMI PRESENCIAL)

Habilidades adquiridas através do curso

• Ter a visão da pessoa em sua totalidade biopsicossocioespiritual, devendo ser orientada para um período onde haja respeito à existência, dignidade e condições mais confortáveis até a morte, incluindo os familiares.
• Prestar assistência de qualidade ao doente grave terminal, de acordo com os valores e princípios dos Cuidados Paliativos preconizados pelo Ministério da Saúde, integrando o cuidado multidisciplinar de forma ética e reflexiva.

Mercado

O Curso de Especialização Multiprofissional em Cuidados Paliativos e Tanatologia tem o objetivo de: capacitar profissionais da área da saúde, humanas, educação e interessados em compreender o tema e que pretendem atuar em serviços de Cuidados Paliativos; favorecer aos profissionais subsídios teóricos para o cotidiano de suas atividades no campo da clínica, hospital, escola, empresa e comunidade com diferentes públicos, contextos e populações. Os Cuidados Paliativos, um conjunto de práticas e discursos voltados para o período final da vida de indivíduos sem possibilidades de cura, têm sido vistos como uma nova especialidade de saúde, que reflete uma mudança de paradigma e de conceitos sobre o corpo humano, o adoecimento e a morte.

Diferenciais do curso na FMU

Possuir uma equipe qualificada de professores Mestres e Doutores com produção científica e experiência profissional na área.

Aprofundamento teórico, compreensão dos mecanismos psicofisiológicos e psicológicos face ao estresse, à dor e à angústia sentidos ao cuidar de pessoas na fase final de vida são alguns dos grandes diferenciais do curso.

Coordenação

Coord. Prof. Ms. Rodrigo Rosa

Coordenador Adjunto do Curso de Graduação em Psicologia do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Possui especialização em Psicologia Clínica Hospitalar pelo Instituto do Coração dos Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2014), graduação em Psicologia pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (2012) e graduação em Gestão Financeira pela Universidade Nove de Julho (2004). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise Winnicottiana.

ONDE ESTUDAR

loading

Informe seu CEP:

Veja todos os Campus
e49395eaad5b2982a8adfe79f6965c4b==================