Especialização em Cozinha Internacional

Duração

12 meses + TCC

Início das aulas

18/08/2018


Horário

Valor do curso

15 x R$ 695,00

Sobre o curso

O curso de pós-graduação em Cozinha Internacional tem como objetivo proporcionar ao aluno uma melhor compreensão da formação e evolução da cozinha internacional, ampliando o conhecimento das contribuições étnicas que proporcionaram a organização de um sistema alimentar elaborado e complexo.

O curso alia a prática em cozinha à aplicação de conceitos e técnicas relacionados à gastronomia do mundo, por meio de ingredientes e produções características, com embasamento histórico e cultural.

Para quem o curso é destinado?

O curso é destinado a profissionais graduados das áreas de Gastronomia, Eventos, Hospitalidade, Nutrição, ou demais áreas de interesse, com ou sem experiência prévia na Gastronomia, porém interessados em conhecer e aprofundar os conceitos em Cozinha Internacional.

Disciplinas

PRIMEIRO PERÍODO

  • Movimentos Gastronômicos
  • Cozinha das Américas
  • Cozinha Mediterrânea
  • Planejamento de Cardápio

SEGUNDO PERÍODO

  • Metodologia da Pesquisa Científica e Didática do Ensino Superior (Online)
  • Cozinha Europeia
  • Cozinha Africana e da Oceania
  • Cozinha Asiática
  • Gastronomia Contemporânea e Tendências

TERCEIRO PERÍODO

  • Trabalho de Conclusão de Curso (Semipresencial)

Habilidades Adquiridas

• Compreensão de técnicas clássicas e modernas de cozinha internacional.

• Relacionamento da alimentação e da cultura gastronômica em diferentes regiões do mundo.

• Elaboração de produções culinárias de alta qualidade e com criatividade, considerando o uso racional e consciente dos recursos ambientais.

Mercado

É latente o reconhecimento de determinadas áreas ocorrendo a partir da profissionalização. Na Gastronomia, por exemplo, os chefs de cozinha sempre foram reconhecidos e valorizados como artistas, em países como França e Itália, onde as escolas de Gastronomia são importantes centros de formação profissional.

Com o crescimento do setor de hospitalidade (turismo, hotelaria e gastronomia) no Brasil e no mundo, houve uma expansão de investimentos na capacitação de profissionais com um perfil de excelência, aptos a ingressarem no mercado de trabalho, melhorando efetivamente a qualidade dos serviços.

Diante destes dados e considerando o fato de que na cidade de São Paulo há um dos maiores e melhores núcleos gastronômicos do mundo, há uma necessidade expressiva de uma formação a nível superior, qualificando os profissionais para atuarem nestas áreas específicas.

Diferenciais do curso na FMU

A FMU prepara o profissional para ter amplo conhecimento em cozinha internacional e tendências gastronômicas, por meio da alta qualidade de ensino.

O curso oferece a didática no Ensino Superior que visa qualificar o aluno para a docência em faculdades e universidades.

Mais de 60% das aulas são práticas e ministradas em cozinhas totalmente equipadas, contando com o uso de tecnologia e alta qualidade de insumos e utensílios.

Coordenação

Prof. Luiz Cezar Araujo

Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi. Graduado em Odontologia pela Universidade de São Paulo e Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi. Iniciou as atividades acadêmicas e de docência em 2008 na Universidade Anhembi Morumbi. Atuou durante mais de 15 anos na área de Gastronomia e Confeitaria, em empresas como: Grupo Fasano, Buffet L’Épicerie, Restaurante Quinta da Canta, Restaurante La Casserole e Sweet Emporium. Foi sócio proprietário do Restaurante e Confeitaria Santa Rita e da Boston Bakery. Estagiou no Restaurante Martin Berasategui, com três estrelas do Guia Michelin, na Espanha. Realizou diversos cursos de extensão na área de Alimentos e Bebidas no Brasil e no Exterior, tais como Sorvetes, Barista, Food Design, Entremets, Pâtisserie Clássica e Avançada e Viennoiserie. Atua como consultor em estabelecimentos do setor alimentício e no setor de eventos sociais e corporativos. Na área acadêmica, participa de congressos, seminários e simpósios nacionais e internacionais, sendo membro da Comissão Científica do ISITH, em Portugal.