Especialização em Cozinha Brasileira

Duração

12 meses + TCC

Início das aulas

03/03/2018

Horário

Valor do curso

15 x R$ 695.00

Aproveite a condição especial

Escolha uma das opções para visualizar:

Sobre o curso

O curso tem como objetivo proporcionar ao aluno uma melhor compreensão da formação da cozinha brasileira, ampliando o conhecimento das contribuições étnicas que proporcionaram a organização de um sistema alimentar elaborado originalmente a partir dos usos de ingredientes nativos e importados da Europa, África e Ásia.

O curso alia a prática em cozinha à aplicação de conceitos e técnicas relacionados à Cozinha Brasileira, traçando o caminho de reflexão por meio da história, literatura, ingredientes, livros de receitas entre outros, o aluno poderá compreender as especificidades dos lugares, dos produtos e das técnicas que identificamos e denominamos de cozinha brasileira.

Para quem o curso é destinado

Profissionais graduados das áreas de Gastronomia, Eventos, Hospitalidade, Nutrição, História, Jornalismo ou demais áreas de interesse, sem experiência prévia na Gastronomia, porém interessados em conhecer e aprofundar os conceitos em Cozinha Brasileira.

Disciplinas

1º Semestre
• Milho e mandioca
• Arroz
• Peixes – Rio, Mar e Mangue
• Horta e Pomar

2º Semestre
• Metodologia da Pesquisa Científica (Online)
• Queijos e Embutidos
• Cana de açúcar e Coquetelaria
• Porco, Carnes e Aves
• Óleos, Castanhas e Gordura
• Cana de açucar e Coquetelaria

3º Semestre
• TCC – Cozinha Brasileira

Habilidades adquiridas durante o curso

• Aplicar técnicas regionais e tradicionais de cada região do Brasil;
• Conhecer o conteúdo histórico e sociocultural relacionados à gastronomia brasileira;
• Reconhecer e utilizar ingredientes e produtos que agregam valor e prezam pela valorização e sustentabilidade da gastronomia brasileira.

Mercado

Nos últimos anos, a gastronomia e os negócios de alimentação de conceito e tipologia brasileira cresceram de modo significativo. O Brasil se projeta na Gastronomia mundial de forma promissora, através dos chefs e dos produtos específicos. Dessa forma, o mercado de restaurantes e novos empreendimentos necessita de pessoas com experiência e vivência em técnicas e conceitos da cultura e alimentação brasileira.

Além disso, a alimentação e a cultura brasileira estão na pauta primária nos congressos, centros de pesquisas e feiras de gastronomia nacionais e internacionais. Neste sentido, a pós-graduação em Cozinha Brasileira vem apoiar a inserção deste profissional nas diversas áreas de pesquisas acadêmicas e no mercado de trabalho.

Diferenciais do curso na FMU

Corpo docente especializado em cozinha brasileira e amplamente reconhecidos no mercado de trabalho

O curso possui mais de 60% de aulas práticas, que contam com o uso de utensílios, ingredientes e produtos de alta qualidade proveniente de diversas regiões do Brasil.

Didática no Ensino Superior que visa qualificar o aluno para a docência em faculdades e universidades.

Coordenação

Coord. Profa. Cintia Rolland

Doutora pela École Pratique des Hautes Études - EPHE. Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo, mestrado em Arqueologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Integra duas missões arqueológicas no Egito e atuou como conselheira científica no Museu do Louvre. Responsável pelas disciplinas de História da gastronomia, sustentabilidade e história da cozinha brasileira.

Onde estudar

loading

Informe seu CEP:

Veja todos os Campus
cd9e4f0f8ef33108da1b6e839da478cb%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%