23 de junho

Palestra sobre refugiados reúne alunos e professores

Estudantes e docentes de História e Ciências Sociais acompanharam a explanação do Prof. Alexandre Claro Mendes

No mês de abril os cursos de História e Ciências Sociais realizaram palestra sobre uma das temáticas mais atuais do momento: os refugiados. O evento aconteceu no Auditório Ulysses Guimarães do Campus Liberdade e foi presidido pelo Prof. Alexandre Claro Mendes, Mestre em História.

O docente abordou o processo de imigração na história; as causas das imigrações, tais como guerras, perseguições políticas e desastres naturais; as imigrações no século XX; e as interpretações de Zygmunt Bauman sobre a imigração no mundo líquido pós-moderno.

Mendes ressaltou que a temática é fundamental, não só para os estudantes, mas para todas as pessoas que queiram entender os problemas que afligem a sociedade contemporânea seja no aspecto local ou global. “O próprio conceito utilizado ‘crise humanitária’ pelos meios de comunicação precisa ser discutido na sua gênese, já que atualmente temos uma liquefação dos valores da dignidade da pessoa humana”, destacou o professor.

A palestra integrou o Programa Diálogos Contemporâneos, que acontece uma vez por mês, aos sábados, e é voltado a todos os alunos da Escola de Educação. A iniciativa tem como proposta promover o debate interdisciplinar sobre a multiplicidade de temas da contemporaneidade e é coordenado pelo Prof. Mendes.


735aaa352151733f68071f836e833717-----------------------------