2 de Abril

OAB tratará dos crimes cibernéticos e tecnológicos

OAB tratará dos crimes cibernéticos e tecnológicos


A Comissão de Direito na Sociedade da Informação promoverá, dia 3 de abril, das 13 às 18 horas, o “I Ciclo de Debates sobre os Desafios do Direito Penal na Sociedade da Informação”. O evento contará com a presença de profissionais que atuam na investigação e perícia em casos que envolvem a criminalidade informática, bem como estudiosos com vasta experiência profissional e acadêmica no assunto.

A abertura do evento será feita pela professora da FMU Christiany Pegorari Conte, que é responsável pela Coordenadoria de Assuntos Científicos da Comissão. A presidente da mesa será a Dra. Regiane Alonso Angeluci, vice-presidente da Comissão, e mestranda da FMU, e o presidente de honra será o Dr. Gilberto Montenegro Costa Filho, delegado de polícia e membro consultor da Comissão.

Serão debatedores: Dr. Coriolano Aurélio de Almeida Camargo Santos, presidente da Comissão e a Dra. Encarnación Afonso Lor, todos são mestrandos do curso de Direito da Sociedade da Informação da FMU.

O evento contará ainda com a presença dos convidados especiais: Dr. Cesar Eduardo Lavoura Romão, advogado e professor das FMU e Dr. José Mariano de Araújo Filho, delegado de polícia em São Paulo.

A primeira palestra será do Dr. Túlio Lima Vianna, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Eletrônico, tratando dos fundamentos do Direito Penal Informático. Logo em seguida o Dr. Paulo Quintiliano, Perito Criminal Federal, atuante na área de combate aos Crimes Cibernéticos, proferirá palestra acerca do Atual Cenário dos Crimes Cibernéticos no Brasil e no mundo. A última exposição será acerca da investigação e perícia computacional, com o Dr. Wanderson Castilho, Perito de Crimes Digitais e de Implantação de Políticas de Segurança da Informação e Investigação Forense. O encerramento do evento ficará a cargo da Dra. Daniella D’Arco Garbossa, 2º Secretária e responsável pela coordenadoria criminal da comissão.

Autoridades no assunto debaterão acerca da investigação e combate dos crimes perpetrados mediante a utilização de moderna tecnologia, notadamente, por intermédio da Internet, um dos meios de comunicação mais significativos e revolucionários da sociedade contemporânea. Além do debate, o evento busca a reflexão sobre os efeitos da tecnologia no direito penal.

As inscrições serão feitas mediante a doação de um kit escolar, contendo um caderno, uma régua, dois lápis, duas canetas e duas borrachas.

Serviço:
Data / Horário: 3 de abril (quinta-feira) – 13h às 18h
Local: Salão Nobre da OAB SP – Praça da Sé, 385 – 1º andar.