24 de Março

O psicopata mora ao lado

O psicopata mora ao lado

Quem não se lembra da trágica morte da atriz Daniela Perez, esquartejada pelo namorado Guilherme de Pádua? Ou de casos como o do "Maníaco do Parque", que estuprou inúmeras mulheres, e o de Suzane von Richthofen, acusada de planejar e executar a morte dos pais? Em comum, todos os casos envolvem pessoas de conduta semelhante a dos psicopatas: raciocínio frio e calculista combinado com uma total incapacidade de tratar as outras pessoas como seres humanos.

Segundo a Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva, especialista no tema e autora do livro "Mentes Perigosas: O Psicopata Mora ao Lado", o psicopata não tem sentimento, é quase 100% razão. "É por isso que o psicopata planeja sua ação e a executa sem culpa ou remorso algum. Ele está sempre em busca de poder, status e diversão", completa a médica.
 
Em palestra aos alunos da área de Saúde do Complexo Educacional FMU, na manhã do dia 24 de março, a Dra. Ana Beatriz relatou sua experiência no tema, explicando, por exemplo, a diferença entre psicopata e psicótico. "O psicótico é doente, ele acredita em uma realidade que não é verdadeira, diferentemente do psicopata, que não tem sentimento algum", disse.

Durante sua apresentação, a médica também orientou sobre como se proteger de um possível psicopata e defendeu a necessidade da alteração do Código Penal Brasileiro. "No Brasil, a vítima é que tem de se defender, se explicar", finalizou Beatriz.

Para saber mais sobre o assunto e acompanhar o trabalho da médica, acesse.