9 de Fevereiro

Ministra do STJ abre calendário acadêmico do Direito com aula magna

Ministra do STJ abre calendário acadêmico
do Direito com aula magna

Alunos lotam auditório para ouvir Ministra Fátima Nancy Andrighi, em palestra sobre Mediação nas Relações de Família

A Ministra do Superior Tribunal de Justiça, Fátima Nancy Andrighi, proferiu na manhã de 9 de fevereiro uma aula magna aos alunos do curso de Direito do Complexo Educacional FMU. Acompanhada pelo Prof. Edevaldo Alves da Silva, Presidente da Instituição, pelo Prof. Arthur Sperandéo, Vice-Reitor, e pelo Prof. Paulo Hamilton, Coordenador do Direito, a Ministra iniciou a palestra convidando os alunos a uma reflexão.

“Quero que pensem sobre novos caminhos para se resolver conflitos, e não de forma tradicional, ortodoxa”, disse a Ministra. Fátima Nancy contou sobre sua experiência de 32 anos como juíza, ressaltando a importância de se aplicar as leis, mas de forma humanizada. “É necessário ter força, inteligência e leveza de espírito para garantir o êxito nas relações familiares”, ressalta.

Para a Ministra, a mediação é a alternativa ideal para a solução dos conflitos de família. “Melhor do que impor uma solução as partes é fazer com que elas dialoguem e cheguem a uma solução”, disse. Ela reforça ainda, que a mediação pode ser uma nova área de especialização aos graduandos, além do litígio e da briga processual.

Por 18 anos a Ministra Fátima foi professora do UniCEUB – Centro Universitário de Brasília, instituição parceira do Complexo Educacional FMU no Distrito Federal.  

Acompanhe as imagens da aula magna.