13 de novembro

Investimentos privados garantem melhoria da educação superior no Brasil, disse Lula na FMU

Investimentos privados garantem melhoria da educação superior no Brasil, disse Lula na FMU

O Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva foi o grande destaque na abertura dos trabalhos do 9º Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC), um dos maiores eventos do gênero e que atrai jovens pesquisadores de todo o País, que se realiza nos dias 13 e 14 de novembro, das 9h às 18h, na Casa Metropolitana do Direito do Complexo Educacional FMU.

A solenidade de abertura contou ainda com as presenças dos ministros da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende; da Educação, Fernando Haddad; dos Esportes, Orlando Silva; do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello; e do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, além de todo o staff da FMU, com destaque para o prof. Edevaldo Alves da Silva, presidente da Mantenedora, e para a dra. Labibi Elias Alves da Silva, reitora da Instituição.

Também compuseram a mesa diretora o presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), Prof. Hermes Ferreira Figueiredo, e o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Augusto Chagas.  

Segundo o Presidente Lula, um país só se tornará uma grande nação se mantiver contínuos investimentos em educação, ciência e tecnologia. “Formar cidadãos, profissionais e cientistas é a base necessária para um país promover um salto de qualidade”, disse. “Até 2010, vamos investir cerca de R$ 41 bilhões no que chamamos de PAC da Ciência”, completou.

Lula anunciou também que o governo vai fechar 2010 com investimentos da ordem de R$ 1,5 bilhão para a Embrapa investir no desenvolvimento tecnológico. “Outro resultado importante é a criação de 214 escolas técnicas no País até o próximo ano”, ressaltou.

O Presidente da FMU, Prof. Edevaldo Alves da Silva, não escondeu a emoção e, com lágrimas nos olhos, entregou ao Presidente Lula o diploma de “Incentivador da Educação Brasileira”, por conta das melhorias na educação promovidas pelo atual governo.


 

Lula, por sua vez, não hesitou em destacar os bons resultados na área de ciência e tecnologia de seu governo. “Hoje, temos a maior Olimpíada de Matemática do mundo, com 19,2 milhões de jovens inscritos para este ano”, apontou. “Para se ter uma ideia de como o País é repleto de talentos, sem distinção de cor, raça e classe social, o primeiro vencedor dessa olimpíada foi um rapaz de 16 anos, residente em Brasília, cadeirante e deficiente auditivo e visual”, contou.

“Também lançamos a Olimpíada de Português em 2008, com a participação de mais de 6 mil jovens”, comentou Lula. “O investimento privado da educação superior é de fundamental importância para o desenvolvimento do Brasil, sobretudo para a oferta de vagas aos estudantes de classes menos abastadas”, acrescentou.          
 
A Dra. Labibi Elias Alves da Silva, Reitora da Instituição, abriu a solenidade e disse, em seu discurso, que o evento é um marco na educação do País. “E a presença do excelentíssimo senhor Presidente da República revela o apoio marcante do governo à atuação acadêmica de nossos jovens pesquisadores”, ressaltou.

Já o presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), Prof. Hermes Ferreira Figueiredo, comentou que o CONIC cresce a cada ano. “Nessa edição, temos mais de 2 mil alunos pesquisadores e 800 professores avaliadores. Ao todo, são 198 instituições de ensino superior, que compreendem todos os Estados nacionais”, contou.

Ao amigo Edevaldo, por Luiz Inácio Lula da Silva

“O prof. Edevaldo, meu amigo Edevaldo, foi órfão de pai e mãe muito cedo e teve de batalhar muito na vida. Ele é um exemplo de brasileiro vencedor, que, diante das dificuldades, nunca descuidou dos estudos. Ele foi pipoqueiro e teve muito trabalho para chegar aonde chegou, uma história muito parecida com a de muitos brasileiros, inclusive a minha. Ele foi pipoqueiro e eu vendi amendoim.”   

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Veja outras matérias do CONIC 2009