10 de outubro

Grupo FMU recebe exposição “A Trajetória de Octavio Frias de Oliveira”, publisher do jornal Folha de S.Paulo

Grupo FMU recebe exposição
“A Trajetória de Octavio Frias de Oliveira”,
publisher do jornal Folha de S.Paulo

O Grupo FMU recebe, a partir do dia 9 de outubro de 2008, uma mostra de fotos que conta a trajetória de Octavio Frias de Oliveira, publisher do jornal Folha de S.Paulo, falecido em 2007, aos 94 anos.

A exposição, que estreou na Assembléia Legislativa de São Paulo no ano passado, traz flashes da história do jornal, comprado pelo empresário em 1962, em parceria com Carlos Caldeira Filho. A mostra está na Praça Acadêmica, localizada no Prédio 1 da FMU, na avenida Liberdade, 899. A visitação é gratuita e vai até o fim de outubro.

Octavio Frias de Oliveira iniciou a modernização da Folha, que mudou definitivamente o jornalismo brasileiro. Em 1967, o jornal se tornou pioneiro na impressão offset em cores, usada então em larga tiragem pela primeira vez no Brasil.

Em 1976, o publisher criou a seção "Tendências/Debates", pautada pelo princípio da pluralidade. A publicação de artigos de todos os matizes ideológicos desempenhou papel importante no processo de redemocratização do Brasil.

Já em 1992, o empresário Octavio Frias de Oliveira passou a deter a totalidade do controle acionário da companhia. A Folha se consolidou como o jornal mais influente e com a maior circulação do país – status que detém até hoje. Leia abaixo a cronologia do publisher.