WahtsApp
Certificação:

Certificação:

Licenciatura

Duração:

Duração:

8 semestres

Modalidades disponíveis:

Modalidades disponíveis:

Presencial, Semipresencial e EAD

Sobre o curso

O Curso de História prepara o aluno para os desafios da profissão, por meio de um programa de ensino completo e inovador. Durante os estudos, você será estimulado a refletir de forma crítica sobre como os fatos são registrados e apresentados à sociedade. Além de adquirir um amplo conhecimento sobre a história da humanidade, você aprenderá as mais importantes técnicas de psicologia da educação e didática. Assim, você será preparado para transmitir os seus conhecimentos com ética, responsabilidade e efetividade. No curso Semipresencial de Licenciatura em História, por meio de uma grade curricular completa e diferenciada, você terá acesso a atividades que levam à reflexão e à compreensão dos elementos culturais, socioeconômicos e políticos que transformam a sociedade. Além disso, você ainda contará com a comodidade de adequar os horários de estudo às necessidades do dia a dia.

Programa Acelera

Aproveite o Acelera e dê o play na conquista do seu diploma!

Para saber mais sobre o programa Acelera, clique aqui.

Habilidades adquiridas

>
Lecionar disciplinas relacionadas à história em escolas de ensino fundamental e médio.
>
Atuar em pesquisas, desenvolver teses e artigos para publicações.
>
Atuar em ações de preservação do patrimônio histórico e cultural da sociedade.
>
Assessorar entidades voltadas à cultura e ao turismo.
>
Prestar consultoria na produção de materiais didáticos de história.
>
Dominar as técnicas de didática e psicologia da educação.
>
Visão crítica, capacidade analítica e senso ético.

Carreira e mercado de trabalho

O campo de atuação do profissional com licenciatura em História é bastante amplo. Você poderá atuar como docente em escolas de Ensino Fundamental e Médio, expondo, de forma didática, os conteúdos aprendidos durante o curso. Também há a possibilidade de ocupar cargos de diretoria e coordenação em instituições de ensino, atuando em áreas de gestão escolar. Na área de pesquisa, você poderá produzir conteúdos relacionados ao tema, como artigos, livros e materiais didáticos. Também existem oportunidades em empresas particulares, organizações públicas e órgãos governamentais.

Áreas de atuação

Escolas e universidades<br />

Escolas e universidades

Editoras

Editoras

Museus<br />

Museus

Galerias de Arte<br />

Galerias de Arte

Entidades culturais<br />

Entidades culturais

Produtoras de conteúdo didático<br />

Produtoras de conteúdo didático

Empresas particulares e órgãos governamentais<br />

Empresas particulares e órgãos governamentais

Diferenciais

Professores preparados

Professores preparados

Nosso corpo docente é formado por professores – mestres e doutores* – experientes e atuantes no mercado de trabalho, que sabem transmitir não somente o conhecimento técnico, mas também suas vivências e experiências de sucesso. Mais detalhes no Projeto Pedagógico do Curso (PPC).


Profissão

Profissão

O curso possui um programa de ensino inovador, organizado em três grupos de disciplinas. As disciplinas teóricas estimulam a refletir sobre como os fatos são registrados e apresentados à sociedade. As disciplinas de pesquisa são voltadas ao desenvolvimento de trabalhos acadêmicos, como teses e artigos para publicações. Por fim, as disciplinas pedagógicas são específicas para a formação do professor.


Centro de Formação de Professores

Centro de Formação de Professores

O curso superior de História faz parte do Centro de Formação de Professores da FMU, um programa que visa a formação de profissionais competentes, conscientes e éticos, que atendam às demandas do mercado de trabalho. Assim, você aprenderá não apenas transmitir, mas também a produzir e construir novos conhecimentos históricos, de maneira crítica e construtiva.

Biblioteca

Biblioteca

Completo acervo bibliográfico, com quase 300 mil volumes, títulos periódicos impressos e multimeios (vídeos, DVD e CD-ROM), além dos mais de 15 mil e-books. Os alunos tem acesso ao acervo físico do Sistema de Bibliotecas e à página virtual da Biblioteca.* *Fonte: Dados da base de 2018.

Matriz curricular

COMUNICAÇÃO
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
HISTÓRIA DA HOMINIZAÇÃO ÀS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES
HISTÓRIA MEDIEVAL ORIENTAL
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
METODOLOGIA CIENTÍFICA
HISTÓRIA DA ANTIGUIDADE CLÁSSICA
HISTÓRIA MEDIEVAL OCIDENTAL
TEORIAS DA HISTÓRIA
DIDÁTICA
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
HISTÓRIA DA AMÉRICA COLONIAL: SÉCULOS XV AO XVII
HISTÓRIA DO BRASIL COLÔNIA
HISTÓRIA MODERNA: SÉCULOS XV E XVI
AVALIAÇÃO E CURRÍCULO
HISTÓRIA DA ARTE
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
HISTÓRIA DO BRASIL IMPÉRIO
HISTÓRIA MODERNA: SÉCULOS XVII E XVIII
ASPECTOS SOCIAIS, POLÍTICOS E LEGAIS DA EDUCAÇÃO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
HISTÓRIA CONTEMPOR NEA: ATÉ 2ª GUERRA MUNDIAL
PROJETO INTEGRADOR: EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
HISTÓRIA DA AMÉRICA INDEPENDENTE: SÉCULOS XVIII E XIX
HISTÓRIA DO BRASIL : DA 1ª REPÚBLICA ATÉ VARGAS
ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
HISTÓRIA DO BRASIL CONTEMPOR NEO
METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA: ENSINO FUNDAMENTAL II E EJA
HISTÓRIA CONTEMPOR NEA: ATÉ NOVA ORDEM MUNDIAL
HISTÓRIA DA AMÉRICA CONTEMPOR NEA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
GESTÃO ESCOLAR
OPTATIVA
METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA: ENSINO MÉDIO E EJA
HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA E GERAL
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV
HISTÓRIA AFROBRASILEIRA E INDÍGENA
LIBRAS
MUSEUS, ARQUIVOS E PATRIMÔNIO HISTÓRICO

 

Este curso possui pré-aula e/ou pós-aula, consulte para mais informações.

COMUNICAÇÃO
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
HISTÓRIA DA HOMINIZAÇÃO ÀS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES
HISTÓRIA MEDIEVAL ORIENTAL
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – MÓDULO PREPARATÓRIO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
METODOLOGIA CIENTÍFICA
HISTÓRIA DA ANTIGUIDADE CLÁSSICA
HISTÓRIA MEDIEVAL OCIDENTAL
TEORIAS DA HISTÓRIA
DIDÁTICA
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
HISTÓRIA DA AMÉRICA COLONIAL: SÉCULOS XV AO XVII
HISTÓRIA DO BRASIL COLÔNIA
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – MÓDULO AVANÇADO APLICADO EM EDUCAÇÃO
HISTÓRIA MODERNA: SÉCULOS XV E XVI
AVALIAÇÃO E CURRÍCULO
HISTÓRIA DA ARTE
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
HISTÓRIA DO BRASIL IMPÉRIO
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – VIVÊNCIA APLICADA EM EDUCAÇÃO I
HISTÓRIA MODERNA: SÉCULOS XVII E XVIII
ASPECTOS SOCIAIS, POLÍTICOS E LEGAIS DA EDUCAÇÃO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA I
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA: ATÉ 2ª GUERRA MUNDIAL
PROJETO INTEGRADOR: EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
HISTÓRIA DA AMÉRICA INDEPENDENTE: SÉCULOS XVIII E XIX
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – VIVÊNCIA APLICADA EM EDUCAÇÃO II
HISTÓRIA DO BRASIL: DA 1ª REPÚBLICA ATÉ VARGAS
ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA II
HISTÓRIA DO BRASIL CONTEMPORÂNEO
METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA: ENSINO FUNDAMENTAL II E EJA
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA: ATÉ NOVA ORDEM MUNDIAL
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – VIVÊNCIA APLICADA EM EDUCAÇÃO III
HISTÓRIA DA AMÉRICA CONTEMPORÂNEA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA III
GESTÃO ESCOLAR
OPTATIVA
METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA: ENSINO MÉDIO E EJA
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – VIVÊNCIA APLICADA EM EDUCAÇÃO IV
HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA E GERAL
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA IV
HISTÓRIA AFROBRASILEIRA E INDÍGENA
LIBRAS
MUSEUS, ARQUIVOS E PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Disciplinas
42
Disciplinas

Horas de aula
3.207
Horas de aula

Projeto pedagógico

Coordenação

Profa. Dra. Vanessa M. Silva

Profa. Dra. Vanessa M. Silva

Possui Pós-doutorado (CAPES, PNPD) com o projeto de pesquisa A Interface entre Artes e o Interculturalismo para o Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras: Uma Nova Perspectiva sobre Formação de Professores nos Cursos de Letras, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). É doutora na área de Letras, Linguística Aplicada, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras na UPM, com doutorado-sanduíche pela Brown University, E.U.A., no Department of Portuguese and Brazilian Studies, com pesquisa sobre Ensino de Português Língua Estrangeira por meio da abordagem intercultural. Desenvolveu Metrado em Letras, Linguística Aplicada, pela UPM. Especialização em Teaching English as Foreign Language, pela California State University (CSUN) E.U.A. É Professora no eixo de Língua Inglesa nos Cursos de Graduação em Letras e Tradução Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Coordena o grupo de pesquisa: Artful Teaching: Artes como ação Intercultural para o Ensino e Aprendizado de Língua Estrangeira.

Atos autorizativos

Autorização

Resolução do CDEPE de 15/10/1998
ATO DE CRIAÇÃO EAD - Resolução CDEPE nº 24 de 22/12/2016

Reconhecimento

Portaria SESu nº. 531 de 25/08/2006, publicada no DOU de 28/08/2006, pg. 14,15


Renovação de Reconhecimento

Portaria nº 286, de 21/12/2012, publicada no DOU, nº 249, de 27.12.2012 pg. 13,18; Portaria N° 1.091, de 24/12/2015, publicada no DOU N° 249 de 30/12/2015, pg. 27, 30