Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação

Modalidade

Duração

10 semestres

Horário

Mensalidade

A partir de

R$ 719.00

Opções de bolsas
e financiamentos

SOBRE O CURSO

O curso de Engenharia de Controle e Automação da FMU prepara o aluno para os reais desafios da profissão. Durante dez semestres de estudos, você terá uma sólida base de ciências exatas, matemática e física, além de conhecer as técnicas e conceitos específicos de controle de sistemas modernos e automação.

Apesar do conteúdo curricular ser focado em controle de sistemas, o curso também oferece uma visão voltada à eletrônica, à robótica e ao empreendedorismo. Assim, você desenvolverá competências importantes para destacar-se no mercado de trabalho.

A FMU conta com uma completa estrutura de aprendizagem, composta por laboratórios, salas específicas, simuladores, máquinas e instalações elétricas, além de possuir um excelente corpo docente, formado, em sua maioria, por professores titulados mestres e doutores.

Habilidades Adquiridas
• Ao término do curso, você estará apto a analisar e projetar equipamentos elétricos, eletromecânicos, eletrônicos, magnéticos, ópticos, de instrumentação, de aquisição de dados e máquinas elétricas.
• Você também será capaz de planejar, projetar, instalar, operar e manter sistemas de medição e instrumentação eletroeletrônica, de acionamentos de máquinas, de controle e automação de processo.
• Você estará apto a analisar a viabilidade de projetos, coordenar serviços técnicos, vistoriar e emitir pareceres sobre equipamentos e instalações, elaborar orçamentos, coordenar equipes e prestar consultoria em projetos de controle e automação.
• Você terá um amplo conhecimento sobre as questões éticas da profissão, visando uma carreira pautada na responsabilidade social e corporativa.

CARREIRA

O campo de atuação da Engenharia de Controle e Automação é bastante amplo e promissor. Você poderá atuar em concessionárias de energia, automatizando os setores de geração, transmissão ou distribuição de energia; na automação de indústrias e na automação predial; com simulação, análise e emulação de grandes sistemas por computador e na aplicação de máquinas e equipamentos elétricos robotizados ou automatizados.

DIFERENCIAIS

Infraestrutura

A FMU conta com uma moderna e completa estrutura de aprendizagem, composta por laboratórios de física e química, simuladores, máquinas, instalações elétricas e salas específicas, onde você poderá desenvolver atividades práticas e vivenciar os reais desafios da sua futura profissão, ainda durante o curso.

Corpo docente

O curso de Engenharia de Controle e Automação possui um excelente corpo docente, formado, em sua maioria, por professores titulados mestres e doutores. Durante o curso, você será orientado por profissionais competentes e experientes, que estão dispostos à compartilhar não apenas o conhecimento técnico, mas também suas vivências de sucesso na carreira.

Empregabilidade

Além de oferecer todo o conhecimento teórico e técnico da profissão, o curso de Engenharia de Controle e Automação da FMU reforça e desenvolve competências importantes para destacar-se no mercado de trabalho, como a cooperação, o profissionalismo, a ética, a gestão, a visão estratégica e o empreendedorismo. Para isso, contamos com uma grade curricular inovadora.

Disciplinas

Em processo de atualização

loading

Coordenação

Coord. Prof. René Marcelino Abritta Teixeira

Prof. René Marcelino Abritta Teixeira, coordenador do curso, é graduado em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em 2006. O coordenador é também mestre em Ciência da Computação em 2010 e doutor em Engenharia Elétrica em 2013, ambos pela Universidade de Tóquio e validados pela Universidade Federal de Minas Gerais. O coordenador possui experiência nas áreas de automação industrial, análise de dados, processamento da informação, além de grande experiência com pesquisa e desenvolvimento.

Onde Estudar

loading

Informe seu CEP:

Veja todos os Campus

Portarias de reconhecimento

Ato Autorizativo Resolução de 10 de agosto de 2012, do Conselho Diretor e de Ensino, Pesquisa e Extensão – CDEPE.

503595e68a5edf458bde7563f3302a30>>>>>>>>>>