Tecnológico em Automação Industrial

Modalidade

Duração

5 semestres

Horário

Mensalidade

A partir de

R$ 538.00

Opções de bolsas
e financiamentos

Sobre o curso

O curso de tecnologia em Automação Industrial da FMU prepara o aluno para os reais desafios do mercado de trabalho. Durante os estudos, você terá uma sólida base de ciências exatas, matemática e física, além de aprofundar-se nos conhecimentos específicos da profissão, compreendendo os dispositivos elétricos, eletrônicos e de aplicação industrial.

Por meio de um programa de ensino inovador, você terá contato com a prática da profissão desde o primeiro semestre. O curso oferece uma excelente estrutura de aprendizagem, composta por salas de informática, laboratórios e simuladores, onde são aplicadas atividades práticas diferenciadas, sempre orientadas por professores competentes e experientes.

Habilidades Adquiridas
• Ao término do curso, você conhecerá os conceitos de automação industrial e estará apto a elaborar, programar e aperfeiçoar projetos de sistemas automatizados.
• Você terá desenvolvido competências importantes para destacar-se no mercado de trabalho, por meio de disciplinas diferenciadas, como comunicação, desafios contemporâneos e empreendedorismo.
• Você será capaz de analisar e testar sistemas, realizar a manutenção preventiva de automatizados, assessorar a venda de sistemas automatizados, elaborar documentação técnica e coordenar as atividades de trabalho.
• Você será capacitado para executar todas as suas atribuições com responsabilidade e segurança.

Carreira

O mercado de trabalho da Automação Industrial é bastante amplo e oferece diversas oportunidades de carreira. Você poderá atuar a serviço da modernização das técnicas de produção utilizadas nas indústrias químicas, petroquímicas, siderúrgicas, automotivas e farmacêuticas. Também há oportunidades de emprego em fábricas de alumínio, alimentos, cimento e demais organizações que possuam linhas de produção automatizadas.

DIFERENCIAIS

Atividades extracurriculares

Além de adquirir o conhecimento técnico e teórico, você será incentivado a participar de diversas atividades extracurriculares, como estudos de caso, desenvolvimento de artefatos, simulações, aulas interativas, visitas técnicas e projetos integrados. Isso permite que os alunos desenvolvem suas competências e conheçam todas as possibilidades da profissão.

Infraestrutura

O curso de Automação Industrial da FMU conta com uma excelente estrutura de aprendizagem, composta por salas específicas, laboratórios, simuladores, máquinas e instalações elétricas, equipamentos de automação, hidráulica, manufatura e processos industriais. Dessa maneira, você conhecerá sua futura profissão na prática e será preparado para os reais desafios da carreira.

Corpo Docente

A FMU possui um excelente corpo docente, formado, em sua maioria, por professores titulados mestres e doutores. Você será orientado por um time de profissionais competentes, atualizados e atuantes no mercado de trabalho, que estão dispostos a compartilhar não apenas os seus conhecimentos técnicos e teóricos, mas também suas experiências de sucesso na carreira.

Disciplinas

Em processo de atualização

loading

Coordenação

Coord. Prof. René Marcelino Abritta Teixeira

Prof. René Marcelino Abritta Teixeira, coordenador do curso, é graduado em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em 2006. O coordenador é também mestre em Ciência da Computação em 2010 e doutor em Engenharia Elétrica em 2013, ambos pela Universidade de Tóquio e validados pela Universidade Federal de Minas Gerais. O coordenador possui experiência nas áreas de automação industrial, análise de dados, processamento da informação, além de grande experiência com pesquisa e desenvolvimento.

Onde Estudar

loading

Informe seu CEP:

Veja todos os Campus

Portarias de reconhecimento

Ato Autorizativo Resolução de 5 de agosto de 2010, do Conselho Diretor e de Ensino, Pesquisa e Extensão – CDEPE.