2 de dezembro

Governador José Serra e Prefeito Gilberto Kassab participam de homenagem ao Prof. Dr. Pinotti na FMU

#fundo_negro {
width : 100%;
_width : 102%;
height : 100%;
opacity : 0.5;
filter : alpha(opacity=50);
background-color : #000000;
float : left;
position : fixed;
_position : absolute;
top : 0px;
left : 0px;
display : none;
padding : 7px;
}

#moldura_img {
background-color : #FFFFFF;
border : 1px solid #CCCCCC;
width : 350px;
height : 350px;
position : fixed;
_position : absolute;
top : 50%;
left : 50%;
margin-left : -175px;
margin-top : -175px;
display : none;
}

if (navigator.appVersion.indexOf(“MSIE 6”) > 0) {
setTimeout(function() {
document.getElementById(“fundo_negro”).style.height = screen.availHeight + “px”;
document.getElementById(“fundo_negro”).style.width = screen.availWidth + “px”;
}, 500);
}

function AjaxRequest() {

try {
// Firefox, Opera 8.0+, Safari
Ajax=new XMLHttpRequest();
}

catch (e)
{
// Internet Explorer
try
{
Ajax=new ActiveXObject(“Msxml2.XMLHTTP”);
}
catch (e)
{
try
{
Ajax=new ActiveXObject(“Microsoft.XMLHTTP”);
}
catch (e)
{
alert(“Your browser does not support AJAX!”);
return false;
}
}
}
}

function carrega_foto(imagem, w, h) {

AjaxRequest();

var moldura = document.getElementById(“moldura_img”);
var fundo = document.getElementById(“fundo_negro”);

Ajax.onreadystatechange=function() {

if (Ajax.readyState==1) {

if (navigator.appVersion.indexOf(“MSIE 6”) > 0) {
window.scrollTo(0,0);
}

moldura.innerHTML = “

“;
fundo.style.display = “block”;
moldura.style.display = “block”;
}

if (Ajax.readyState==4) {
setTimeout(function(){

htmlfechar = “

0) {
htmlfechar += “#fotos”;
} else {
htmlfechar += “#.”;
}

htmlfechar += “‘ onClick=”limpar_box()”>Fechar

“;

moldura.innerHTML = Ajax.responseText + htmlfechar
moldura.style.padding = “7px”;

moldura.style.width = w + “px”;
moldura.style.height = h + 30 + “px”;

moldura.style.marginLeft = ((w / 2)* -1) + “px”;
moldura.style.marginTop = (((h / 2)* -1)-30) + “px”;

document.getElementById(“img”).style.display = “block”;

}, 1000);
}

}

Ajax.open(“GET”, “/imgnoticia/galeria/n1276/mostrafoto.asp?img=” + imagem + “&rnd=”+Math.random(), true);

Ajax.send(null);

}

function limpar_box() {
var moldura = document.getElementById(“moldura_img”);
var fundo = document.getElementById(“fundo_negro”);

fundo.style.display = “none”;
moldura.style.display = “none”;

}

Governador José Serra e Prefeito Gilberto Kassab participam de homenagem ao Prof. Dr. Pinotti na FMU

Durante cerimônia de lançamento do Instituto Metropolitano da Saúde (IMS), o Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti recebeu o título Doutor Honoris Causa da FMU por ações marcantes na área da saúde, educação e política

O Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti, saudado pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello, recebeu o título Doutor Honoris Causa da FMU, além de ter seu nome em uma das unidades de atendimento do Instituto Metropolitano da Saúde (IMS). “Esta homenagem é o reconhecimento por ações marcantes, intelectuais e humanísticas, realizadas pelo Dr. Pinotti na saúde, educação e política”, enfatizou a Reitora da FMU, Dra. Labibi Elias Alves da Silva.

“É difícil encontrar alguém que reúna tantas qualidades, seja como parlamentar, seja atuando no Executivo. Tenho o Pinotti como um guia, amigo e conselheiro”, disse o Prefeito Gilberto Kassab em seu discurso. Já o Governador José Serra em pronunciamento emocionado disse: “Pinotti é o amigo de todas as horas: por conta da medicina – já que ele é o médico da minha família –, por sua atuação na política, como Secretário de Estado, representante de São Paulo na Câmara ou Reitor da Unicamp”.

Emocionado, Pinotti tomou a palavra agradecendo os elogios. “Aceito com muita honra e emoção esta homenagem da FMU, não pelos méritos, mas pela amizade que tenho com a reitora Dra. Labibi e com o Prof. Edevaldo e demais colegas que compõem a mesa”, disse Dr. Pinotti.

 


O IMS



O Instituto Metropolitano da Saúde (IMS), entidade presidida pelo Prof. Dr. Arthur Roquete de Macedo, nasce com o propósito de promover avanços na área da saúde de maneira multidisciplinar e integrada, para fomentar a pesquisa científica e ampliar o atendimento à população. Além disso, o IMS irá oferecer aos alunos uma estrutura diferenciada de ensino, fundamentada em recursos humanos qualificados e em uma infra-estrutura que contempla os avanços tecnológicos na área da saúde.

“Atendendo ao convite do Prof. Edevaldo Alves da Silva, Presidente do Complexo Educacional FMU, assumi a presidência do IMS com o objetivo de: aprimorar o ensino de graduação e pós-graduação; incentivar a pesquisa básica e aplicada; ampliar a cooperação com setor produtivo; e elaborar projetos de extensão de serviços à comunidade na área da saúde coletiva”, explica Roquete. Ele ressalta, ainda: “buscamos acima de tudo a participação efetiva do nosso alunado, que será ao mesmo tempo o maior beneficiário e o protagonista indispensável para seu sucesso”.

Esse princípio que norteará o IMS foi destacado também pelo Dr. José Aristodemo Pinotti no seu pronunciamento: “A inauguração do instituto é mais uma iniciativa do Complexo Educacional FMU para elevar a qualidade do ensino da saúde e, ao mesmo tempo, atender a uma necessidade premente do País, com serviços gratuitos à população”, afirmou o médico homenageado. Também manifestou apoio irrestrito à iniciativa da FMU o Governador do Estado de São Paulo, José Serra. “Uma instituição de ensino vale não só pelos seus docentes, mas também pelas suas ações e realizações e as homenagens que presta”, disse Serra.

Na mesma linha, o Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, destacou a importância do IMS para a capital paulista. “Parabéns à FMU pela iniciativa de colocar à disposição da população um instituto de apoio e aprimoramento da saúde em nossa cidade”, ressaltou Kassab.  

O Ministro Marco Aurélio Mello também não poupou elogios. “Parabenizo a FMU pela iniciativa de integrar ensino, educação e cidadania em um único a importante projeto, que é o lançamento do IMS”, disse Mello.   

Para o Vice-Reitor da FMU, Prof. Arthur Sperandéo, o IMS nasce com a missão de integrar os cursos na área da saúde, bem como o de promover cidadania e educação plena. “Além de levar o conhecimento acadêmico e prático aos alunos do Complexo Educacional FMU, o IMS mostra a capacidade da nossa Instituição em atender as necessidades do alunado e da população em geral”, explicou o Vice-Reitor.    

A cerimônia de lançamento do novo instituto foi marcada pela presença de autoridades políticas, personalidades das áreas médica e educacional e formadores de opinião da sociedade civil.

Presenças marcantes

Várias personalidades prestigiaram o lançamento do IMS. Entre elas, destacam-se o Presidente da FMU, Prof. Edevaldo Alves da Silva; a Reitora da FMU, Dra. Labibi Elias Alves da Silva; o Dr. Edson Elias Alves da Silva, Pró- Reitor de Extensão Comunitária da FMU; e o Dr. Eduardo Alves da Silva, Pró-Reitor de Graduação da FMU.

Também compuseram a mesa o Vice-Reitor da FMU, Prof. Arthur Sperandéo; o Presidente do IMS, Prof. Dr. Arthur Roquete de Macedo; a Assessora Pedagógica da FMU, Dra. Mônica Serra; o ex-Governador do Estado de São Paulo Cláudio Lembo; o Presidente da Fecomercio, Abram Szajman; o Presidente da Câmara dos Vereadores de São Paulo, Dr. Antonio Carlos Rodrigues; o ex-Reitor da USP Dr. Flávio Fava de Moraes; o Consultor Acadêmico da FMU Dr. Davi Uip; o Presidente da OAB-SP, Dr. Luiz Flávio D’Urso; e Rosemary Noronha, Chefe de Gabinete do Presidente da República em São Paulo.

Atendimento gratuito à população

O lançamento do Instituto está associado à realização da 7ª Ação de Solidariedade e Saúde FMU, evento de atendimento gratuito à população realizado no último fim de semana, que demonstra o caráter social do projeto. “Além de propor ações que aprimorem e integrem os vários cursos de graduação e pós-graduação da área da saúde, estamos implementando ações de assistência médica e social à comunidade”, conta o Prof. Dr. Arthur Roquete de Macedo, presidente do IMS.

Roquete esclarece que, durante a ação, foram oferecidos de forma gratuita exames clínicos e odontológicos, além de outras atividades ligadas à área da saúde. “Atendemos cerca de 2,7 mil nessa ação”, ressaltou. “Os casos diagnosticados de maior urgência foram encaminhados aos hospitais da região”, diz. De acordo com o presidente, de todos os pacientes atendidos, em média, 80% necessitam de algum tipo de retorno médico.

Em alguns casos, o segundo atendimento é realizado pelos próprios alunos do Complexo FMU sob supervisão docente. “É importante destacar que atendemos todos os dias, uma média 300 pacientes, número que deverá ser triplicado com a atuação do IMS. Com isso, tanto oferecemos aos alunos a possibilidade de aprimorar suas habilidades profissionais de forma prática, como cumprimos o papel social de disponibilizar atendimento de saúde à sociedade”, conclui.

Estiveram presentes ao evento alunos e professores dos cursos de fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, psicologia, educação física, enfermagem, odontologia, farmácia, biomedicina, musicoterapia e medicina veterinária.

 

VOCÊ SABIA

– Que o número de atendimento diário nas clínicas da FMU é de aproximadamente 300 pacientes e que esse número deverá ser triplicado com a atuação do IMS

– Que, somente na 7ª Ação de Solidariedade e Saúde FMU foram realizados 2,7 mil atendimentos, com maior participação nos exames de colesterol e glicemia

– Que 50 professores de diversas áreas de especialidades de Clinica, 40 funcionários diretos  da área da saúde e 300 alunos estiveram envolvidos na Ação de Solidariedade

– Que os professores participantes são especialistas, mestres e doutores

 
 

 

Como voto de júbilo e congratulações ao Complexo Educacional FMU, a Câmara Municipal de São Paulo, por meio de seu Presidente, Antônio Carlos Rodrigues, enviou ao Prof. Edevaldo Alves da Silva um ofício pela criação do Instituto Metropolitano da Saúde. Leia o documento na íntegra.