28 de novembro

Governador José Serra e o Prefeito Gilberto Kassab participam de lançamento do IMS na FMU

#fundo_negro {
width : 100%;
_width : 102%;
height : 100%;
opacity : 0.5;
filter : alpha(opacity=50);
background-color : #000000;
float : left;
position : fixed;
_position : absolute;
top : 0px;
left : 0px;
display : none;
padding : 7px;
}

#moldura_img {
background-color : #FFFFFF;
border : 1px solid #CCCCCC;
width : 350px;
height : 350px;
position : fixed;
_position : absolute;
top : 50%;
left : 50%;
margin-left : -175px;
margin-top : -175px;
display : none;
}

if (navigator.appVersion.indexOf(“MSIE 6”) > 0) {
setTimeout(function() {
document.getElementById(“fundo_negro”).style.height = screen.availHeight + “px”;
document.getElementById(“fundo_negro”).style.width = screen.availWidth + “px”;
}, 500);
}

function AjaxRequest() {

try {
// Firefox, Opera 8.0+, Safari
Ajax=new XMLHttpRequest();
}

catch (e)
{
// Internet Explorer
try
{
Ajax=new ActiveXObject(“Msxml2.XMLHTTP”);
}
catch (e)
{
try
{
Ajax=new ActiveXObject(“Microsoft.XMLHTTP”);
}
catch (e)
{
alert(“Your browser does not support AJAX!”);
return false;
}
}
}
}

function carrega_foto(imagem, w, h) {

AjaxRequest();

var moldura = document.getElementById(“moldura_img”);
var fundo = document.getElementById(“fundo_negro”);

Ajax.onreadystatechange=function() {

if (Ajax.readyState==1) {

if (navigator.appVersion.indexOf(“MSIE 6”) > 0) {
window.scrollTo(0,0);
}

moldura.innerHTML = “

“;
fundo.style.display = “block”;
moldura.style.display = “block”;
}

if (Ajax.readyState==4) {
setTimeout(function(){

htmlfechar = “

0) {
htmlfechar += “#fotos”;
} else {
htmlfechar += “#.”;
}

htmlfechar += “‘ onClick=”limpar_box()”>Fechar

“;

moldura.innerHTML = Ajax.responseText + htmlfechar
moldura.style.padding = “7px”;

moldura.style.width = w + “px”;
moldura.style.height = h + 30 + “px”;

moldura.style.marginLeft = ((w / 2)* -1) + “px”;
moldura.style.marginTop = (((h / 2)* -1)-30) + “px”;

document.getElementById(“img”).style.display = “block”;

}, 1000);
}

}

Ajax.open(“GET”, “/imgnoticia/galeria/n1276/mostrafoto.asp?img=” + imagem + “&rnd=”+Math.random(), true);

Ajax.send(null);

}

function limpar_box() {
var moldura = document.getElementById(“moldura_img”);
var fundo = document.getElementById(“fundo_negro”);

fundo.style.display = “none”;
moldura.style.display = “none”;

}

Governador José Serra e o Prefeito Gilberto Kassab participam de lançamento do IMS na FMU

Durante a cerimônia, o Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti recebeu o título Doutor Honoris Causa da FMU por suas ações marcantes na área da saúde, educação e política

O lançamento do Instituto Metropolitano da Saúde (IMS) reuniu autoridades, acadêmicos e alunos no campus da Saúde do Complexo Educacional FMU, na manhã de 27 de novembro. Dentre os presentes, destacam-se o Governador do Estado de São Paulo, José Serra, o Prefeito Gilberto Kassab, o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello e o Dr. José Aristodemo Pinotti, que, durante o encontro, recebeu o título de Honoris Causa, além de ter seu nome em uma das unidades de atendimento do novo Instituto.
Presenças marcantes também foram do Presidente da FMU, Prof. Edevaldo Alves da Silva, da Reitora da FMU, Dra. Labibi Elias Alves da Silva, do Dr. Edson Elias Alves da Silva, Pró-Reitor de Extensão Comunitária da FMU, e do Dr. Eduardo Elias Alves da Silva, Pró-Reitor de Graduação da FMU.
 
Também compuseram a mesa o Vice-Reitor da FMU, Prof. Arthur Sperandéo, o Presidente do IMS, Prof. Dr. Arthur Roquete de Macedo, a Assessora Pedagógica da FMU Dra. Mônica Serra, o ex-Governador do Estado de São Paulo Cláudio Lembo, o Presidente da Fecomércio Abram Szajman, o Presidente da Câmara dos Vereadores de São Paulo Dr. Antonio Carlos Rodrigues, ex-Reitor da USP Dr. Flávio Fava de Moraes, o Consultor Acadêmico da FMU. Dr. Davi Uip, o Presidente da OAB-SP Dr. Luiz Flávio D’Urso e Rosemary Noronha, Chefe de Gabinete do Presidente da República em São Paulo.

O Instituto Metropolitano da Saúde é uma iniciativa do Complexo Educacional FMU para integrar o ensino e o atendimento à população nas áreas de fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, psicologia, educação física, enfermagem, odontologia, farmácia, biomedicina, musicoterapia e medicina veterinária.

Na busca de estabelecer um programa interdisciplinar baseado numa ação holística e harmônica entre os diferentes cursos de graduação e pós-graduação, o IMS promoverá avanços na área da saúde com base em uma estrutura física adequada, corpo docente qualificado e comprometido com o ensino de qualidade.

Desta maneira se propõe a formar profissionais em consonância com as necessidades do mercado de trabalho e a atual conjuntura brasileira. Fundado em novembro de 2008, o Instituto tem entre os seus objetivos oferecer novos cursos de pós-graduação lato e stricto sensu, promover a pesquisa científica básica e aplicada, estabelecer parcerias com órgãos públicos, empresas privadas e instituições educacionais do Brasil e do exterior e desenvolver projetos sociais.

 “Esta homenagem é o reconhecimento por ações marcantes, intelectuais e humanísticas, realizadas pelo Dr. Pinotti na saúde, educação e política”, enfatizou a Reitora da FMU, Profa. Labibi Elias Alves da Silva. O Instituto Metropolitano da Saúde foi criado com o objetivo de promover avanços na área da saúde de maneira integrada, fomentar a pesquisa e oferecer aos alunos uma estrutura de ensino física e humana diferenciada, por meio do atendimento à população. Na cerimônia, também tomou posse o Presidente do Instituto, Prof. Dr. Arthur Roquete de Macedo, médico e ex-reitor da UNESP. “O IMS será alicerçado na área da saúde, mas buscamos também uma atuação social e interdisciplinar”, conta Dr. Roquete.
 

Relatos de Autoridades

Elogios não faltaram ao homenageado da cerimônia, o Dr. José Aristodemo Pinotti, sobretudo do Ministro Marco Aurélio Mello, que impressionou a platéia com a riqueza de detalhes da vida profissional de Pinotti, cujo discurso acabou levando às lágrimas o homenageado. “É difícil encontrar alguém que reúna tantas qualidades, seja como parlamentar, seja atuando no executivo. Tenho o Pinotti como um guia, amigo e conselheiro”, disse Kassab em seu discurso.

 
Já Serra contou sobre sua convivência com o médico e admiração de longa data. “Pinotti é o amigo de todas as horas. Seja por conta da medicina – já que ele é o médico da minha família –, política, educação ou até mesmo como cozinheiro”, brincou o Governador. José Serra também parabenizou a FMU pela iniciativa: “uma instituição de ensino vale não só por seus docentes, mas pelos profissionais que homenageia. Dessa forma, a homenagem de hoje enriquece não só ao Pinotti, mas a própria FMU”, finalizou o Governador.
Emocionado, Pinotti tomou a palavra agradecendo os elogios. “Aceito com muita honra e emoção esta homenagem da FMU, não pelos méritos, mas pela amizade que tenho com a reitora Labibi e com o Prof. Edevaldo e demais colegas que compõe esta mesa”, disse Dr. Pinotti. O médico também retribui as homenagens: “trabalho com o Serra há anos, desde quando fui reitor da UNICAMP, seus esforços e melhorias na área da saúde são admiráveis. Kassab, por sua vez, é o engenheiro que estruturou a saúde na cidade de São Paulo”.

Ao falar do IMS, Pinotti reforçou a importância do ensino da saúde no País. “A inauguração do IMS é mais uma iniciativa do Complexo Educacional FMU para elevar a qualidade do ensino na área da saúde e atender uma necessidade do País, com o atendimento gratuito à população”, comentou o médico. “Iniciativas como o IMS mostram que a questão da saúde hoje é muito mais uma questão de gestão do que de financiamento”, finalizou.

O IMS irá integrar o ensino e o atendimento à população nas áreas de fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, psicologia, educação física, enfermagem, odontologia, farmácia, biomedicina, musicoterapia e medicina veterinária.
 

7ª Ação de Solidariedade e Saúde FMU

O lançamento do Instituto estará associado à realização da 7ª Ação de Solidariedade e Saúde, evento de atendimento gratuito à população, que será realizado no dia 29 de novembro, das 8h às 17 horas, no Campus Santo Amaro. O Presidente do Instituto, Dr. Arthur, esclarece que durante a ação serão oferecidos de forma gratuita exames clínicos e odontológicos, além de outras atividades ligadas à área da saúde. “A expectativa é atender mais de 2.500 pessoas”, ressalta.

“É importante destacar que atendemos todos os dias, uma média 300 pacientes. Com isso, tanto oferecemos aos alunos a possibilidade de aprimorar suas habilidades profissionais de forma prática, como cumprimos o papel social de disponibilizar atendimento de saúde a sociedade”, conclui.

Estarão presentes no evento alunos e professores dos cursos de fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, psicologia, educação física, enfermagem, odontologia, farmácia, biomedicina, musicoterapia e medicina veterinária.

 

Acompanhe os serviços que serão oferecidos na 7ª Ação:

 DATA:   29 de novembro (sábado)
  •       LOCAL: Campus Santo Amaro da FMU, Av. Santo Amaro, 1.239 – Vila Nova Conceição – São Paulo – SP
  •       HORÁRIO: 08h as 17h   

Áreas

Serviços disponíveis

Biomedicina

Dosagem de glicose e colesterol e orientações sobre diabetes e hipercolesterolemia.

Educação Física

Medição da composição corporal e orientações sobre qualidade de vida.

Enfermagem

Aferição da pressão arterial, orientações sobre manobras de ressuscitação cardiopulmonar.

Farmácia

Orientações sobre leitura de bula, tipos de formas farmacêuticas, medicamentos genéricos e uso racional de medicamentos.

Fisioterapia

Avaliação e orientações para casos de lombalgia crônica, orientações sobre exercícios de relaxamento e analgesia para dor lombar e avaliações do risco de queda em idosos e adaptação domiciliar.

Fonoaudiologia

Triagem auditiva composta de meatoscopia, timpanometria e reflexo acústico contralateral e orientações sobre cuidados com a voz e a audição.

Musicoterapia

Orientações sobre a influência dos elementos musicais na saúde do ser humano.

Nutrição

Orientação sobre alimentação saudável e pirâmide alimentar.

Odontologia

Exame de cavidade bucal de adultos e orientações sobre prevenção de cárie e escovação em crianças.

Psicologia

Orientações sobre maternidade, violência doméstica, transtorno do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, entre outros.

Veterinária

Orientações sobre alimentos de origem animal, zoonoses e prevenção do tráfico de animais silvestres.

 
 

 

Como voto de júbilo e congratulações ao Complexo Educacional FMU, a Câmara Municipal de São Paulo, por meio de seu Presidente, Antônio Carlos Rodrigues, enviou ao Prof. Edevaldo Alves da Silva um ofício pela criação do Instituto Metropolitano da Saúde. Leia o documento na íntegra.