26 de Maio

Fundação Dorina Nowill para Cegos

Fundação Dorina Nowill para Cegos

No dia 12 de Maio de 2008 reuniram-se na Fundação Dorina Nowill para Cegos, a Diretora executiva do Voluntariado da fundação, D. Ika Fleury, a Profa. Dra. Helena Degreas e a coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo do FIAM-FAAM Centro Universitário, Profa. Paula Katakura, para discutirem a possibilidade de uma parceria entre o complexo Uni FMU/ FIAM-FAAM/ FISP e a Fundação Dorina Nowill para a execução de guias táteis visando a inclusão do deficiente visual na sociedade.

D. Ika Fleury integra, desde 1999, o Conselho Deliberativo da Fundação Dorina Nowill para Cegos, onde também é Diretora Voluntária colaborando na captação dos recursos necessários à sobrevivência da instituição.

Instituída em 1946, a Fundação Dorina Nowill tem o objetivo de favorecer a inclusão social de crianças, jovens e adultos cegos ou com baixa visão por meio de ações educativas e culturais. A iniciativa de criar a Fundação foi da professora Dorina de Gouvêa Nowill, cega desde os 17 anos. A Fundação atua na produção de livros em Braille, falados e digitais. Oferece programas de atendimento especializado ao deficiente visual e sua família, que inclui as áreas de reabilitação visual, com avaliação inicial do caso, clínica de visão subnormal, educação especial com reabilitação, orientação e colocação profissional do deficiente visual.