24 de agosto

FMU publica edital para concurso de criação de identidade visual.

CONCURSO:

Concepção e desenvolvimento de MARCA para a identidade visual da CPA:
Comissão Própria de Avaliação, do Complexo Educacional FMU UniFIAM FAAM – FISP
Incluindo exemplos de aplicações.

Objeto: Seleção da melhor solução em Design Gráfico para a concepção e desenvolvimento de marca (incluindo exemplos de aplicações) para a identidade visual da CPA Comissão Própria de Avaliação, do Complexo Educacional FMU UniFIAM FAAM – FISP.

Obs.: A existência de uma CPA é obrigatória nas Instituições de Educação Superior, de acordo com o estabelecido na Lei nº 10.861 de 14/04 de 2004, que criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior(SINAES).

REGULAMENTO

1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

A) O objeto deste Concurso, a se realizar em uma única etapa, é selecionar o melhor projeto gráfico para a concepção e desenvolvimento de marca (incluindo exemplos de aplicações) para a identidade visual da CPA (Comissão Própria de Avaliação) de acordo com as condições estabelecidas neste Regulamento.

2. DO PROJETO GRÁFICO

A) O Projeto Gráfico deverá atender ao programa pré-estabelecido pela Instituição. Os participantes têm total liberdade para propor o partido e o estilo estético-formal da marca e seus respectivos exemplos de aplicações em outros produtos gráficos (papelaria básica externa – modelo de cartão de visita, envelope oficio, envelope saco e meio saco) desde que respeitem as Normas Técnicas inerentes à sua natureza e, eventualmente, em consonância com outros parâmetros de ordem legal.

B) Os participantes deverão apresentar o projeto gráfico em nível de produto acabado, proporcionando a sua compreensão por parte da Comissão Julgadora, devendo também conter as justificativas de sua concepção no que diz respeito a sua conceituação, bem como, com relação aos métodos, sistemas e processos de impressão.

3. DA PARTICIPAÇÃO

a) Poderão participar deste Concurso, alunos dos semestres  5°, 6° e 7° do CURSO DE DESIGN e dos 3° e 4° semestres do CURSO DE EDITORAÇÃO.

b) São considerados finalistas do Concurso os três projetos concorrentes classificados pela ordem estabelecida por parte da Comissão Julgadora.

c) Participarão da Comissão Julgadora: um membro da diretoria da Instituição, um membro da área de comunicação e um professor do curso de Design.

4. DAS NORMAS DE APRESENTAÇÃO

a) Os projetos gráficos deverão ser apresentados seguindo rigorosamente as padronizações apresentadas, de modo a se obter uniformização e a preservação do sigilo dos participantes até o final do julgamento. Busca-se, também, uma neutralidade na avaliação comparativa da apresentação das propostas, por parte da Comissão Julgadora, a partir de um mesmo padrão na apresentação dos trabalhos.

b) Deverão ser apresentadas obrigatoriamente em pranchas rígidas no formato A3.

c) Visando a possibilidade de divulgação e publicação do projeto, deverá ser enviado CD-ROM devidamente embalado, sem identificação, contendo os arquivos eletrônicos, com os conteúdos a seguir:
c.1) PROJETO GRÁFICO – arquivos eletrônicos correspondentes às pranchas de apresentação (A3) com conteúdo idêntico ao material impresso.  O formato dos arquivos deve ser preferencialmente em A.I. (Illustrator), sendo também aceitos em CDR (Coreldraw), PDF e TIFF .

4.1 As pranchas do projeto gráfico deverão apresentar os conteúdos a seguir:

A) PRANCHA 1 – formato A3: Conceituação e apresentação da marca.

B) PRANCHA 2 – formato A3: Versões da marca: 100% de contraste /  negativo / aplicação monocromática / reduções / posição horizontal / área de segurança.

C) PRANCHA 3 – formato A3: Aplicações: papelaria básica externa – modelo de cartão de visita / envelope oficio, saco e meio saco.

5. DA ENTREGA DOS TRABALHOS
Só serão aceitos aqueles entregues impreterivelmente até as 15h do dia  24 de setembro de 2007.

6. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
Serão divulgados os resultados no dia 28 de setembro de 2007.

7. DAS PREMIAÇÕES 

Aos autores classificados serão conferidos certificados de premiação e os seguintes prêmios, de conformidade com o estabelecido na ata final do Concurso:

1º.Colocado:
isenção de 3 (três) mensalidades escolares: outubro / novembro / dezembro/07.

2º. Colocado:
1 exemplar do livro: The best of newspaper design. Society for news design. Editora Rockport. Ed. 25.

3º. Colocado:
1 exemplar do livro: História da embalagem no Brasil. Pedro Cavalcante & Carmo Chagas. Editado pela ABRE – Associação Brasileira de Embalagem. 2006

Nota: eventualmente se o trabalho for realizado em dupla, o prêmio do primeiro colocado será dividido em 50% para cada aluno.

8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

a) Os Direitos Autorais sobre as soluções apresentadas obedecerão ao disposto no artigo 111 da Lei 8666/93.

b) As visitas para eventuais levantamentos deverão ser previamente agendadas na coordenação.

9. PROGRAMA

A descrição das atividades e etapas de trabalho do projeto gráfico serão definidas  pelo professor orientador.