23 de Abril

Enfermagem da FMU participa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe

Enfermagem da FMU participa da Campanha Nacional
de Vacinação contra a Gripe

A Faculdade de Enfermagem da FMU participará nos dias 28, 29 e 30 de abril da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, promovida pelo Ministério da Saúde. A vacinação ocorrerá no Instituto Avançado de Ensino, Pesquisa e Extensão (IAEPE), situado à Rua Taguá, n° 337, Liberdade, e o atendimento ao público acontecerá das 9h às 16h.

A vacinação será realizada em pessoas da comunidade interna e externa da FMU, com idade superior a 60 anos. Os interessados deverão trazer um documento de identidade e a carteira de vacinação.

Esta é a décima edição da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, que traz o slogan "Não deixe a gripe derrubar você. Vacine-se". Os objetivos da vacinação são reduzir os casos de gripe, as complicações decorrentes dessa doença e os óbitos entre os idosos.

Segundo o jornal O Globo, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, em duas décadas, o Brasil se tornou o 6º país do mundo em população de idosos, o que representa um processo de envelhecimento rápido e intenso. Por isso, a preocupação em prevenir enfermidades que interferem nas atividades dessa população é maior.

A vacina contra a gripe reduz mais de 50% das doenças relacionadas à gripe nos idosos vacinados e cerca de 32% das hospitalizações por pneumonias, além de reduzir pelo menos 31% das mortes hospitalares por pneumonia e influenza e de cerca de 50% das mortes hospitalares relacionadas às doenças respiratórias. 

A médica Helena Sato, coordenadora de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, lembra que a vacina contra a gripe não provoca reação. Também não há nenhuma contra-indicação. Apenas as pessoas com alergia a ovo devem consultar um especialista antes de tomar a vacina.
 
O governo estima vacinar 80% da população com mais de 60 anos no país.