23 de junho

Docente da FMU lança livro sobre geoprocessamento e saúde

Professor Paulo Cruz desenvolveu capítulo de importante publicação sobre o tema

O docente da disciplina de Metodologia Científica da Educação a Distância (EAD), Prof. Paulo Cruz, participou da obra “Geoprocessamento e Saúde – Muito Além de Mapas”, lançada no último mês de maio.

Cruz foi o autor do capítulo 7 que aborda o Geoprocessamento aplicado ao estudo de doenças respiratórias e sua possível relação com queimadas de cana de açúcar na Região de Presidente Prudente, interior paulista. “O tema foi extraído de minha dissertação de Mestrado, realizada na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, onde curso Doutorado, atualmente, na área de Saúde Ambiental”, ressalta o docente.

O livro, publicado pela editora Manole e com a organização de Helena Ribeiro, tem como objetivo, a partir de estudos de geografia da saúde, discutir o papel central dos mapas na geração de hipóteses sobre eventos de saúde; demonstrar como o geoprocessamento tem dinamizado e aprofundado os estudos na área; e, apresentar algumas das potencialidades das tecnologias para se trabalhar com saúde pública e ambiental.


54a4649ca58a4c3c8370daf7a7f317d2666666