13 de Janeiro

Do sistema tributário à publicidade brasileira

Do sistema tributário à publicidade brasileira



Na manhã da quarta-feira, 13 de janeiro, o grupo de alunos poloneses pôde assistir a duas palestras bastante abrangentes. A primeira, sobre o sistema tributário brasileiro, foi proferida pelo professor Guilherme de Carvalho Júnior, do curso de Direito da FMU. A segunda, por sua vez, tratou da publicidade e foi apresentada pelo publicitário polonês Andrés Bukowinski, que há anos atua no Brasil.

O professor Guilherme iniciou sua apresentação explicando a origem da Constituição brasileira e, na sequência, traçou um comparativo entre os sistemas tributários brasileiro e polonês, além de explicar em detalhes uma série de impostos vigentes, como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), o Imposto de Renda (IR) e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), entre outros.

Já Bukowinski, que conversou com os alunos em polonês, apresentou alguns de seus vídeos que representam grandes sucessos internacionais da propaganda, como a série “Garoto Bombril”.

O publicitário nasceu em Varsóvia durante a ocupação alemã na II Guerra Mundial, 1940. Em 1949 ele se mudou para a Argentina onde, anos depois, iniciou sua carreira na área. No Brasil desde 1973, o publicitário montou sua produtora, a Aba Filmes, e dois anos depois conquistava o 1º Leão de Ouro do Brasil no Festival de Cannes com "Homem com Mais de 40 Anos".

Confira a programação na íntegra e participe!

Veja outras matérias: