17 de novembro

Debates em mesa-redonda agitam o Conic 2009

Debates em mesa-redonda agitam o Conic 2009

A 9ª edição do Conic, realizada no Complexo Educacional FMU, contou com a apresentação de trabalhos de iniciação científica de alunos de diversas instituições, mas também teve como atração as mesas-redondas, que debateram diversos assuntos nos dias de realização do evento, 13 e 14 de novembro.

No primeiro dia, representantes de entidades ligadas ao desenvolvimento de tecnologia e conhecimento, juntos ao professor da FMU Roberto Moreira e à aluna da instituição Paola Cristina Branco, que foi vencedora do prêmio especial da 7ª edição do Conic, formaram a mesa  que debateu a iniciação cientifica no Brasil, falando sobre os melhores caminhos para os estudantes que pretendem seguir o mercado da pesquisa científica.

Na segunda mesa, o debate foi sobre o empreendedorismo no ensino superior. O vice-reitor do Complexo Educacional FMU, Arthur Sperandéo de Macedo, participou da discussão e comentou sobre o papel das instituições de ensino para o sucesso do estudante na carreira profissional. “A universidade é vital no processo de formação do profissional, o papel da faculdade é dar a base para que o aluno possa posteriormente ter uma carreira vitoriosa”, comentou o vice-reitor.

No sábado, dia 14 de novembro, foram três as mesas formadas. Levando em consideração a homenagem a Luiz Braille, inventor da escrita Braille, o tema foi A Inclusão Social do Deficiente Visual. Durante o debate, que teve a presença de representantes da fundação Dorina Nowill, foram comentados a evolução dos recursos para quem sofre de deficiência visual e também a parceria da FMU, com o Metrô de São Paulo e a Fundação Dorina Nowill, que juntos desenvolveram mapas táteis para ajudar os deficientes visuais a se localizarem.

A mesa seguinte falou um pouco sobre intercâmbio. O professor e coordenador do curso de Relações Internacionais da FMU, Manuel Nabais da Furriela, esteve presente para comentar a importância da experiência internacional para a formação acadêmica e profissional e sobre a parceria da FMU com a Universidade de Lodz, que leva todo ano os alunos de Relações Internacionais e Direito para um curso de férias na Polônia.

A última mesa do Conic 2009 debateu sobre o mercado de trabalho, estágio e capacitação. Com representantes do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), os assuntos mais comentados foram os melhores caminhos para a inserção do jovem no mercado e a importância dos programas de estágio e trainee para o preparo do profissional.

Para o Diretor do Semesp, Rodigro Capelato, os debates do Conic são muito importantes para o seu sucesso. “Os estudantes que apresentam seus trabalhos e os que vêm assistir ao congresso têm sede de aprender e de conquistar seu espaço. Estes debates trazem as melhores dicas, dos melhores profissionais, para mostrar os atalhos a estes estudantes”, comentou Rodrigo.

Veja outras matérias do CONIC 2009