8 de Maio

Cônsul da Índia debaterá as relações bilaterais entre Brasil e Índia na FMU

Cônsul da Índia debaterá as relações bilaterais entre Brasil e Índia na FMU
O curso de Relações Internacionais da FMU receberá, na próxima quarta-feira, 14 de maio, a visita do Cônsul da Índia em São Paulo, Dr. Rajeev Kumar. Na ocasião, o Cônsul ministrará a “Relações bilaterais Índia-Brasil".

Brasil e Índia, junto com a China e a Rússia, fazem parte de um grupo identificado pela sigla Bric, países que venceram o atraso econômico graças às reformas a que se impuseram e que hoje lideram o crescimento mundial.

Mas as trajetórias da Índia e do Brasil são opostas: a Índia manteve taxas de crescimento relativamente baixas até o início da década de 1980 (algo em torno de 3,5% de 1950 a 1980), enquanto o Brasil mantinha taxa de expansão nesse mesmo período de 7,5%. A partir da década de 1980, a Índia passou a crescer a taxas de quase 6% ao ano, enquanto o Brasil entra operando com taxas médias anuais em torno de 2,5%.  Hoje o Brasil alcança 4,5%, enquanto a Índia tem taxa de crescimento anual por volta de 9%. 

Com um PIB de 1 trilhão de dólares e uma população de 1,1 bilhão de habitantes, distribuída numa extensão de 3,2 milhões de km², a Índia é um país que, cada vez mais, chama a atenção de estudiosos internacionais.
Serviço
Local: Auditório da Av. Liberdade 749 – 5º. Andar
Horário: 19h20