7 de Maio

CIEE homenageia Edevaldo Alves da Silva com título Honoris Causa e Troféu Integração

CIEE homenageia Edevaldo Alves da Silva com título Honoris Causa e Troféu Integração


O Espaço Sociocultural – Teatro CIEE esteve repleto na noite de ontem (06/5) na homenagem do Centro Integração Empresa-Escola ao professor Edevaldo Alves da Silva, presidente da FMU. O professor, representado por seus filhos Edson e Eduardo Alves da Silva, diretores da FMU, recebeu o título de Membro Honorário do CIEE e o Troféu Integração por sua dedicação ao ensino e pelo seu sucesso na criação e gerenciamento de uma das mais qualificadas escolas de ensino superior do país.

A homenagem foi aberta com um concerto do maestro João Carlos Martins, diretor da Faculdade de Música do grupo FMU-FIAM-FAAM. Acompanhado de dois alunos do Curso de Música – a cantora Eliane Chagas e o violinista Jonathan Souza Santos – a apresentação emocionou os presentes. Os alunos fazem parte da Bachiana Jovem, orquestra da FMU. O pianista ainda homenageou os 50 anos da Bossa Nova tocando “Luiza”, de Tom Jobim.

O presidente do Conselho de Administração do CIEE, professor Paulo Nathanael Pereira de Souza, saudou Edevaldo Alves da Silva, falando sobre sua contribuição à educação: “O CIEE reúne educadores que possam contribuir com sua expertise. Já temos nomes notáveis. No afã de reunir os melhores, convidamos o professor Edevaldo. Ele é um grande exemplo do que se faz no Brasil em educação e do sucesso de um empresário de destaque no cenário nacional”.

Paulo Nathanael acrescentou a importância que a FMU tem na educação brasileira: “Posso falar da qualidade do Dr. Edevaldo como pessoa e da qualidade de sua escola, que começou pequena e se aprimorou, se igualando hoje a muitas faculdades públicas. É por sua obra que recebe o título Honoris Causa e o Troféu Integração. E o professor Edevaldo tem nessa sua obra a grande jóia de sua vida, não só porque é uma empresa a serviço da juventude, mas a serviço da pátria”, reforçou o presidente.

Em nome do Dr. Edevaldo, o professor Roberto Moreira, diretor acadêmico da FMU, falou do contentamento de receber essa homenagem do homenagem do CIEE pela similaridade de propósitos entre as duas instituições. “A relação entre o saber teórico e o fazer do dia-a-dia do trabalhador é uma preocupação que permeia o projeto pedagógico da FMU. A orientação do professor Edevaldo sempre foi no sentido de unir a teoria e a prática”. Resumindo, acrescentou: “A FMU e o CIEE buscam, em última instância, a educação com elevado padrão de qualidade para o jovem brasileiro”.

O professor Moreira ainda elencou algumas das atividades às quais o presidente da FMU tem se dedicado com afinco: o ensino; a pesquisa através da iniciação científica na graduação e na área inovadora do Mestrado em Direito da Sociedade da Informação da FMU; a internacionalização da instituição, por meio de convênios com importantes universidades no exterior; a criação do IMAE – Instituto Metropolitano de Altos Estudos, de caráter interdisciplinar; e a extensão de serviços à comunidade. “Além da formação de conteúdo, o professor Edevaldo sempre afirmou a necessidade de despertar no jovem, no aluno metropolitano, o sentimento de solidariedade e de respeito ao ser humano”, reiterou.

Além da presença de várias autoridades e personalidades da área jurídica e educacional, o professor Edevaldo recebeu inúmeros cumprimentos, entre os quais reproduzimos alguns trechos a seguir:

“Nesses tempos de festivo entusiasmo ante os acerto da política econômica oficial, nada mais oportuno, nada mais honesto e merecido do que homenagear quem dedicou a vida inteira à integração social, ao desenvolvimento pessoal e profissional de milhares e milhares de brasileiros”.
“Não fosse a solenidade de transmissão da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral, enorme seria a satisfação de abraçá-lo pessoalmente na solenidade de entrega do Título Honorário do Centro de Integração Empresa-Escola, evento que, além da significativa importância, traz consigo enorme carga simbólica, dada a inconteste crença por si manifestada nos poderes redentores da educação.”


Ministro Marco Aurélio Mello


“Congratulações pelo Título de Membro Honorário do CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola. É uma justa homenagem e um merecido reconhecimento às suas realizações.”

Antônio Ermírio de Moraes


“Quem o conhece há longo tempo pode avaliar o mérito dessa homenagem. O professor é um homem sábio, pois sabe calar, sabe ouvir, sabe lembrar, sabe sair e sabe estudar.”

Demerval Gonçalves