7 de Abril

Ciclo de Palestras: Um diferencial positivo da FMU na formação de seus alunos

Ciclo de Palestras: Um diferencial positivo da FMU na formação de seus alunos

O Ciclo de Palestras Acadêmico Profissional que teve a sua primeira etapa encerrada no dia 31 de março de 2009 no Anfiteatro Nelson Carneiro, do Complexo Educacional FMU, se constituiu em sucesso absoluto. A feliz iniciativa, como já referi anteriormente, fruto do descortino do Professor Dr. Edevaldo Alves da Silva e do compromisso com a educação de qualidade da Reitora Labibi Elias Alves da Silva, teve a participação de 18 conferencistas, entre os quais educadores de escol, políticos de grande prestígio, profissionais de destaque em suas respectivas áreas de atuação e dirigentes de entidades profissionais altamente representativas. Enfim, personalidades que foram verdadeiros protagonistas nas mais importantes iniciativas e acontecimentos do cotidiano da sociedade brasileira. A Comunidade Metropolitana teve a oportunidade de participar de um evento que transformou os campi do Complexo Educacional FMU em vibrante fórum de debates, com a discussão de problemas e assuntos relevantes e contemporâneos, conduzidos por conferencistas de autoridade inquestionável nos temas abordados.

Ao longo de minha trajetória acadêmica e administrativa, não me recordo de ter tido oportunidade de tomar conhecimento de um evento desta magnitude, com tamanha diversidade acadêmica e contando com presença de conferencistas do prestígio, da competência e da representatividade dos que brindaram a comunidade do Complexo Educacional FMU com a sua inteligência, preparo e disposição para o debate de fatos e ideais. Tão pouco nos oito anos que percorri o Brasil na qualidade de Conselheiro do Conselho Nacional de Educação, visitando instituições de ensino e participando de eventos científico-acadêmicos e político-administrativos, pude constatar algo semelhante e de qualidade comparável.

Acredito que poucas instituições educacionais públicas ou privadas tiveram a ousadia de propor evento desta grandeza acadêmica e de tamanha dificuldade operacional. Nada se constituiu em obstáculo para que os mantenedores da FMU-FIAMFAAM-FISP-UniCEUB procurassem levar aos seus alunos informações, fatos, pontos de vistas indispensáveis para o aprimoramento de sua formação acadêmico-profissional. O objetivo de oferecer um evento que contribuísse para dar uma educação que fosse além do currículo convencional e regular só foi possível graças: ao prestígio e determinação dos seus mantenedores; ao conceito que o Complexo Educacional FMU goza no seio da sociedade brasileira; à organização do evento; à competência do Grupo Gestor da Instituição e à dedicação e empenho dos seus funcionários.

Por questão de justiça, não pode ser relegada a um segundo plano a participação excepcional dos alunos metropolitanos. Participação esta que ganhou destaque pela presença maciça, pela postura acadêmica irrepreensível em todas as sessões e pelo engajamento nos debates. Para a 2ª etapa, alguns aspectos certamente serão aprimorados de tal sorte que o evento possa contribuir para consolidar na Instituição ambiente acadêmico qualificado e em consonância com as transformações que ocorrem numa sociedade globalizada e em contínua evolução. O objetivo é colocar o Complexo Educacional FMU na vanguarda do Sistema Universitário Brasileiro, constituindo-se em pólo cultural e educacional de realce, de tal forma que a comunidade metropolitana (alunos, docentes e funcionários) possa se orgulhar da Instituição que ajudaram a edificar.

 
Arthur Roquete de Macedo
Presidente do Instituto Metropolitano da Saúde – IMS / FMU
Membro da Academia Brasileira de Educação – ABE