17 de julho

Alunos da FMU retornam da Polônia

Alunos da FMU retornam da Polônia

Já regressaram ao Brasil os alunos participantes do curso de verão oferecido por meio do convênio entre a FMU e a Universidade Pública de Lodz, na Polônia. O curso ocorreu durante as duas primeiras semanas do mês de julho e teve a participação de 20 bolsistas, alunos dos cursos de Relações Internacionais e de Direito da FMU.

O intercâmbio de estudantes poloneses e brasileiros objetiva proporcionar maior conhecimento econômico, político e cultural dos dois países, assim como sua inserção dentro de blocos como o Mercosul e o Mercado Comum Europeu. No entanto, tem sido freqüente a participação de alunos de outros países interessados no curso, proporcionando ao corpo discente metropolitano uma maior integração com jovens de diferentes culturas. Os alunos da quarta turma da FMU na Polônia em julho tiveram a companhia de estudantes da Rússia, Turquia, Lituânia e Ucrânia. Da mesma forma, a última turma de poloneses que veio ao Brasil, em janeiro de 2008, teve a companhia de estudantes dos Estados Unidos, Lituânia e do Equador.

Na parte cultural proporcionada aos bolsistas brasileiros, os estudantes da FMU visitaram museus, teatros e parques. Também tiveram a oportunidade de conhecer a cidade histórica de Cracóvia, com sua famosa mina de sal subterrânea, e de fazer uma visita monitorada ao Campo de Concentração de Auschwitz. No último final de semana os estudantes ainda participaram de viagem internacional a Berlim, na Alemanha, oportunidade em que visitaram museus, castelos e diversos pontos turísticos e culturais da cidade.

O professor. Manuel Nabais Furriela, coordenador do Curso de Relações Internacionais, que acompanhou o grupo brasileiro, conta que a recepção aos alunos brasileiros foi muito representativa. “Na abertura do curso, estiveram presentes as mais altas autoridades da universidade polonesa, além do prefeito da cidade de Lodz e de um representante do Ministério das Relações Exteriores”, explica. O coordenador, que também foi responsável pela aplicação de prova de avaliação dos temas ministrados, mostrou-se muito satisfeito com o bom aproveitamento acadêmico do grupo.