3 de julho

Aluna da FMU é vencedora do 7º CONIC

Aluna da FMU é vencedora do 7º CONIC

 

A aluna do oitavo semestre de Medicina Veterinária da FMU, Paola Cristina Branco, venceu o 7º Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC-Semesp), na categoria Ciências Exatas e da Terra. O trabalho de Paola, cujo título “Ouriço-do-mar Antártico: um modelo de bioindicador para a contaminação petrolífera”, propõe a utilização destes organismos para identificar a poluição petrolífera em meio marinho, sendo uma ferramenta de baixo custo para o monitoramento ambiental.

A aluna também foi a ganhadora do Prêmio Especial, já que o seu projeto se destacou pelo compromisso com o desenvolvimento social. O trabalho foi coordenado pelo professor da FMU, Dr. João Carlos Shimada Borges, e teve como orientadores os professores Dra. Andréia Maria Martarello, também da FMU, e Dr. José Roberto Machado Cunha da Silva e Ms. Leandro Nogueira Pressinottia, ambos da USP.

Paola Branco e o professor João Carlos Shimada Borges estiveram 40 dias cada em expedição na Antártida coletando material para a realização do estudo. A pesquisa foi financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foram inscritos 1.184 trabalhos de 1.729 alunos pesquisadores de 196 instituições públicas e privadas de todo Brasil.